O melhor modo possível de obter todas as vitaminas do cajá, é comer a fruta crua e não processada. Alguns dos recursos naturais, teores de vitamina C da fruta,podem ser perdidos durante o processo de produção de sucos, por isso, a melhor coisa que existe é comer o cajá ao natural.
Sua colheita varia por estado, ocorrendo entre os meses de maio e junho na Paraíba e de fevereiro a maio no sudeste da Bahia, por exemplo. A coleta é manual, sendo o fruto apanhado do chão. Uma única árvore de cajá pode produzir até mil kg de frutos.
Spondias dulcis, (também denominada Spondias cythera Sonn), e uma espécia da família Anacardiaceae e conhecida popularmente pelos nomes cajá-manga, cajá, cajarana, taperebá-do-sertão e cajá-anão, é uma árvore da família das anacardiáceas....Cajá-manga.
O fruto da seriguela possui sabor doce, cor amarelada ou avermelhada quando maduro, e tem o tamanho cerca de entre 2,5 e 5 centímetros. ... O fruto da seriguela é bem parecido com o cajá, porém, ao contrário deste, o da seriguela é bastante doce. A seriguela possui propriedades diurética e energizante.
Sim, a fruta é uma cajamanga (Spondias dulcis), também conhecida pelos nomes de cajarana, taperebá-do-sertão e cajá-anão. Outras espécies relacionadas que ocorrem no Brasil são umbu, umbu-cajá, seriguela e cajá.
O caja e a cajarana possuem sementes em seus endocarpos. No caja, o numero de sementes por endocarpo variou de zero a cinco, com 40% dos endocarpos contendo mais de uma semente; na cajarana a variacao foi de zero a seis sementes, sendo que 90% dos endocarpos tinham mais de uma semente.
Como adubar essa planta: ➜ No plantio recomenda-se usar 15 litros de esterco de curral ou de composto orgânico; ou 5 litros de esterco de galinha já curtido, mais 150 gramas de superfosfato misturados na terra retirada dos primeiros 20 centímetros da cova. Essa mistura deverá ir para o fundo da cova.
Pode-se plantar a cajazeira utilizando-se estacas do tipo lenhosa, com um metro de comprimento e quatro a oito centímetros de diâmetro, diretamente no campo, desde que haja condições de irrigação até o pegamento.
Preencha ¾ do vaso com a terra rica em matéria orgânica; Plante a muda de morango e aperte delicadamente todas as laterais para fixar a planta; Se você quiser plantar mais de 1 muda, lembre-se de deixar um espaçamento de 30cm entre as mudas; Regue diariamente, mas sem exageros.
O umbuzeiro também gosta de solos férteis, com bom teor de cálcio, magnésio e potássio. Coloque a muda no centro da cova e feche-a com terra, compactando o solo para firmar a planta no solo. Na ausência de insumos agrícolas (adubos químicos), pode ser adicionado ao solo esterco curtido.
RESUMO- A enxertia do umbuzeiro foi testada através de dois métodos de garfagem (no topo à inglesa simples e no topo em fenda cheia) e dois de borbulhia (em placa em janela aberta em em T invertido), sob condições de viveiro, na região Semi-Árida do Vale do Rio Moxotó, em Ibimirim - Pemambuco.
Leve ao fogo e deixe ferver. Quando as frutas se partirem e estejam cozidas. Desligue e espere esfriar um pouco até que você consiga mexer nela. Depois, com as mãos, vá retirando os caroços.
O umbuzeiro é uma espécie do gênero Spondias, que pertence à família Anacardiaceae, sendo nativa do semiárido brasileiro. Ela é uma árvore frutífera que possui alta distribuição na Região Nordeste, sendo capaz de resistir às secas severas e ao clima nordestino.
Modo de fazer Cozinhar a polpa durante uma hora, com o açúcar e a pectina Deixar esfriar por uma hora Bater no liquidificador e passar pela peneira fina Levar ao fogo e deixar ferver até dar o ponto de fio polpa depois da secagem se torna mais fácil. Socar os caroços no pilão pode ser uma maneira mais rápida.
Além de ser consumido in natura, o umbu pode render receitas de geleias, compotas, mousses, sorvetes e outros doces. O suco de umbu, em especial, é muito indicado para limpar o organismo, pois é altamente hidratante, rico em vitaminas e antioxidantes.
Polpa de caju Para fazer a polpa, cozinhamos as frutas por 15 minutos. Depois passamos no liquidificador e então é só separar as porções em saquinhos e congelar. Dura até ser usado, segundo seu Guimarães. E para fazer o suco, passa no liquidificador com água e açúcar a gosto.
3. Como usar a polpa congelada. Para utilizar a polpa, deve retirar do congelador e bater no liquidificador com água ou leite para fazer sucos e vitaminas. É importante que toda a polpa seja utilizada, isto porque uma vez descongelada não é recomendado que volte para o congelador.
Tire as cascas e as sementes e cortar em fatias. Com açúcar e ácido ascórbico ou limão. Na geladeira. Congelar com açúcar.
1- Lave o caju em água corrente e corte-o em rodelas descartando a castanha. Coloque no liquidificador com 150ml de água e bata bastante. 2- Depois de bem batido, coe em uma jarra, lave o copo do liquidificador e bata novamente o suco coado, açúcar, sumo do limão e gelo.
O “travo” do caju Você sabia que a sensação de “travo” existente em algumas variedades de caju é causada por uma propriedade denominada adstringência, conseqüência da presença no pseudofruto de substâncias conhecidas como taninos.
Pode ser congelada ao natural ou em calda. O mais indicado é fatiar o abacaxi antes de levá-lo ao freezer. – Caju: o caju também responde bem ao congelamento. Ao natural, inteiro, com ou sem casca, os resultados são bem positivos e a fruta consegue manter sua textura e sabor.