As pálpebras são dobras finas de pele e músculo que cobrem e protegem os olhos. Os músculos que ficam na parte superior dos olhos retraem as pálpebras "abrindo" os olhos.
Cirurgia plástica nas pálpebras rejuvenesce e levanta o olhar. A blefaroplastia é uma cirurgia plástica que consiste na retirada do excesso de pele das pálpebras, além de posicionar as pálpebras corretamente, de forma a remover rugas, que levam a uma aparência cansada e envelhecida.
O pterígio, conhecido popularmente como “carne crescida”, é uma doença ocular benigna que chama bastante atenção. O quadro se caracteriza pela por uma alteração na estética do olho, com a formação de uma pele mais grossa e avermelhada no canto interno dos olhos.
O pterígio é nada mais do que uma alteração na membrana transparente do olho, que é chamada de conjuntiva. Esta alteração costuma ser sobre a superfície do olho em direção à pupila e é por este motivo que é o problema é conhecido por “carne no olho”.
O crescimento do pterígio começa no canto dos olhos, podendo ser mais perto do nariz ou próximo aos ouvidos. Geralmente não apresenta sintomas de início, mas quando há evolução do crescimento, alguns sinais podem ser notados, como: Ardência nos olhos.
O tratamento natural que costuma ser recomendado consiste na lubrificação para reduzir a irritação nos olhos, proteção constante contra poeira, vento e sol. Nos casos de inflamação pode ser recomendado algum colírio anti-inflamatório.
O método mais comum para a retirada é o “shaving”. “Nesse tipo de procedimento, as lesões são retirados com uma lâmina bem delicada, às vezes, com anestesia local ou creme anestésico.
O Acrocórdon pode ser retirado com técnicas específicas indicadas após avaliação com um dermatologista. Entre os procedimentos mais indicados, estão a criocirurgia, além da excisão simples. É importante ressaltar que o paciente não deve tentar retirar as lesões da pele em casa ou por métodos alternativos.