4.
tungstênio
58,8 °C
O
6
C
Átomo de carbono Desta forma, o carbono, tetravalente, realiza quatro ligações covalentes para adquirir sua estabilidade química. ... O átomo de carbono se liga a hidrogênio e, a outros elementos comuns em compostos orgânicos como o oxigênio (O), nitrogênio (N), enxofre (S), halogênios (Cl, Br, F, I), etc.
Os átomos isótopos são aqueles em que possuem o mesmo número atômico (prótons), porém suas massas são diferentes.
Os isótonos são átomos que possuem a mesma quantidade de nêutrons; os isóbaros possuem o mesmo número de massa, e os isoeletrônicos, o mesmo número de elétrons. ... Agora falaremos de outros casos de semelhanças atômicas, que ocorrem, porém, entre átomos de elementos químicos diferentes: Não pare agora...
Isóbaros - São átomos de diferentes números de próton, mas que possuem o mesmo número de massa (A). Isótonos - São átomos de diferentes números de prótons e de massa, mas que possuem mesmo número de nêutrons.
Isótopos: são átomos pertencentes ao mesmo elemento químico, ou seja, possuem o mesmo número atômico (Z), ou a mesma quantidade de prótons, mas se diferenciam pelo número de massa (A). Isóbaros: são átomos de diferentes elementos químicos que possuem o mesmo número de massa (A), mas diferentes números atômicos (Z).
na química, isótonos são átomos que diferem no número atômico (número de prótons) e no número de massa, porém apresentam o mesmo número de nêutrons. Exemplo: O Boro e o Carbono apresentam, cada um, 6 nêutrons: Boro: Z=5 e A=11 contém 5 prótons e 6 neutrons.
Resposta: O número da massa do Ca é 40. Explicação: A fórmula para se fazer esse cálculo é A= Z + N. A= Massa do átomo. Z= Número atômico, ou conhecido também como número de prótons.
26
26
O ferro é um metal obtido em siderúrgicas por meio da hematita, um de seus minérios. ... Ele pode estar na sua forma pura ou formando a liga metálica chamada de aço (formada por aproximadamente 98,5% de ferro, 0,5 a 1,7% de carbono e traços de silício, enxofre e oxigênio).
O ferro, atualmente, é utilizado extensivamente para a produção de aço, liga metálica para a produção de ferramentas, máquinas, veículos de transporte (automóveis, navios, etc), como elemento estrutural de pontes, edifícios, e uma infinidade de outras aplicações.
Assim, o elemento Ferro possui 2 elétrons (4s2) em sua camada de valência. Assim, o elemento Prata possui 1 (5s1) elétron em sua camada de valência.
Para determinar a camada de valência através da tabela periódica é preciso identificar o período e a família do elemento. Assim, enquanto a família 1A apresenta 1 elétron de valência, a 2A apresenta 2, e assim sucessivamente.
Podemos determinar a camada de valência de um átomo utilizando o número de elétrons para realizar a distribuição eletrônica no diagrama de Linus Pauling. Na distribuição eletrônica do telúrio, temos que sua camada de valência é a quinta, pois é o nível mais distante do núcleo desse átomo.
Todo átomo possui valência, até mesmo o Cromo. Mas qual é a valência do Cr? O átomo Cr possui valência 2,3,6.
Distribuição de todos os elementos da Tabela Periódica
51,9961 u