O orçamento participativo ocorre por meio de assembleias abertas e periódicas, que incluem etapas de negociação direta com o governo. Depois, as deliberações nessas assembleias são consideradas na elaboração da proposta da Lei Orçamentária Anual, que será enviada para a câmara municipal.
O orçamento empresarial estabelece, da forma mais precisa possível, como se espera que transcorram os negócios da empresa, proporcionando uma visão bem aproximada da situação futura desejada. E não há como realizar um bom planejamento estratégico sem alinhar as metas e objetivos ao orçamento empresarial.
O orçamento é um poderoso instrumento de avaliação das políticas de vendas, de produção e de operações financeiras da empresa. O orçamento prevê os Investimentos, e, portanto, determina o futuro da empresa e de seus funcionários - Somente os Investimentos (e os Desinvestimentos) são capazes de mudar a história!
A relação entre o controle, o orçamento e o planejamento, no âmbito do desempenho organizacional está na prática de redução de erros, por meio do controle bem aplicado, da diminuição das dívidas, através da formulação de orçamentos sólidos, e aumento da eficiência, por intermédio do planejamento antecipado.
Costumamos dizer que o orçamento empresarial é a tradução do planejamento estratégico em números e que com ele é possível estabelecer metas da forma mais precisa possível, estimando como se espera que transcorram os negócios da empresa e proporcionando uma visão bem aproximada da situação futura.
O orçamento da empresa tem um impacto forte no planejamento estratégico, já que propicia ao gestor uma melhor elaboração e controle de resultados financeiros nos mais diversos segmentos. Desta forma, o planejamento estratégico de um negócio não pode ser feito sem uma boa construção e análise do orçamento.
Assim como o planejamento estratégico, o orçamentário empresarial é essencial para que as metas e os objetivos da empresa possam ser alcançados, uma vez que projeta os recursos necessários para essa realização. É essencial para o planejamento dos gastos, a redução dos custos e a gestão dos recursos financeiros.
Assim, um programa orçamentário sempre será útil para qualquer organização, independentemente se deu tamanho e de suas incertezas. Sendo os principais benefícios: formalização das responsabilidades, administradores pensam à frente, definição de expectativas com base no desempenho anterior e coordenação de esforços.