A análise combinatória é a área da Matemática que tem como função estudar a quantidade de agrupamentos que podem ser formados a partir de um conjunto de valores. ... A análise combinatória estuda possibilidades e combinações, como os possíveis resultados de um dado.
A análise combinatória ou combinatória é a parte da Matemática que estuda métodos e técnicas que permitem resolver problemas relacionados com contagem. Muito utilizada nos estudos sobre probabilidade, ela faz análise das possibilidades e das combinações possíveis entre um conjunto de elementos.
O princípio fundamental da contagem, também chamado de princípio multiplicativo, é utilizado para encontrar o número de possibilidades para um evento constituído de n etapas. Para isso, as etapas devem ser sucessivas e independentes.
O princípio fundamental da contagem é uma técnica para calcularmos de quantas maneiras decisões podem combinar-se. Se uma decisão pode ser tomada de n maneiras e outra decisão pode ser tomada de m maneiras, o número de maneiras que essas decisões podem ser tomadas simultaneamente é calculado pelo produto de n · m.
O princípio multiplicativo constitui a ferramenta básica para resolver problemas de contagem sem que seja necessário enumerar seus elementos (como veremos nos exemplos). Os problemas de contagem fazem parte da chamada análise combinatória. A partir desta aula, aprofundaremos o estudo dessa parte da Matemática.
Fatorial
Pra isso, 0! = 1. R2 – Porque o fatorial é uma particularização de uma função chamada Gama (que é definida para todos os números reais, exceto os inteiros negativos). ... Portanto, podemos dizer que o fatorial de zero é igual a 1.
Resposta. Resposta: É a partir dessa última propriedade que se produz a conseqüência de que todo número elevado a zero é igual a 1. Em divisão com potências, em que as bases são iguais, teremos a divisão de dois números iguais e um número dividido por ele mesmo resulta sempre na unidade.
Em todos os lugares, menos no inicio do número. Porque o zero é um número e também um algarismo usado para representar número nulo no sistema de numeração.
O zero serve para representar casas vazias em um número, como nosso sistema numérico é posicional, trocar uma vírgula de lugar altera o número, mesmo que essa troca passe por um zero, já que isso significa que a posição do zero foi trocada.
Bem, o zero indica que não há nenhuma dezena inteira fora da centena. Veja que, sem dúvida, podemos ter uma interpretação do valor posicional como senso comum “1 vale 100, o 0 não vale nada, o 2 vale 2”. Mas é sempre melhor compreender pelo sentido do sistema de numeração decimal.
O sistema de numeração decimal utiliza o número 10 como base, nele os algarismos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 são utilizados para contar unidades, dezenas e centenas, e assim sucessivamente. Nesse sistema, quando colocamos o número 0 à direita de um algarismo, é o mesmo que multiplicá-lo pela base, isto é, por 10.
O algarismo 1 estar na decena de milhar, e o algarismo 0 estar na Unidade de milhar.
Se temos números com um (1) algarismo o chamamos de UNIDADE, logo 1,2,3,4,5,6,7,8,9,0 são unidades. Se temos números com dois (2) algarismos chamamos de DEZENA, logo 90... Todos os números de 10 a 99 são dezenas.