Abundância e obtenção. Devido a sua reatividade, o fósforo não é encontrado nativo na natureza, porém forma parte de numerosos minerais. A apatita é uma importante fonte de fósforo, existindo jazidas relevantes deste mineral no Brasil, Marrocos, Rússia, Estados Unidos e em outros países.
Resposta. Uma média de 64 toneladas por dia.
Johann Wolfgang Döbereiner
Henning Brand
O seu corpo é formado de madeira de pinho, ou de papel ou papelão. A sua cabeça é uma combinação de compostos químicos, predominantemente, KClO3, clorato de potássio. E o fósforo …
O fósforo branco é usado regularmente para a fabricação de fogos de artifício e bombas de fumaça para camuflar movimentos de tropas, em operações militares.
A diferença entre o fósforo branco e o vermelho está na quantidade de átomos. O fósforo branco é formado por moléculas com quatro átomos de fósforos ligados entre si (P4) na estrutura tetraédrica mencionada. ... Essas quantidades de átomos diferentes resultam em propriedades físicas e químicas distintas.
Quando uma substância simples varia o número de átomos, ou sua estrutura cristalina, outra substância é formada e a este fenômeno atribuímos o nome de Alotropia. Em síntese a Alotropia ocorre quando um elemento químico forma duas ou mais substâncias simples diferentes.
É utilizado para fazer palitos de fósforo pois pode se inflamar fornecendo energia através de fricção.
O fósforo possui várias formas alotrópicas, mas as mais comuns são o fósforo branco, o fósforo vermelho (foto) e o fósforo negro. Fósforo branco: Leva esse nome por ser branco. Possui fórmula molecular P4, pois é constituído de pequenas moléculas com 4 átomos.
O oxigênio tem dois alótropos principais, o gás oxigênio (O2) e o Ozônio (O3). O O2 é de longe o alótropo mais estável; O3 praticamente não existe nas condições naturais na zona habitável do planeta Terra.