Cocobacilos são um tipo de bactéria com uma forma intermédia entre os cocos (bactérias esféricas) e os bacilos (bactérias com forma de bastonete). Por essa razão, os cocobacilos têm forma de bastonetes muito curtos que podem ser confundidos com cocos.
Os bacilos mais curtos denominam-se cocobacilos. Os vibriões ou espirilos são fundamentalmente curvos.
A Gardnerella vaginalis, conhecida anteriormente como Haemophilus vaginalis é uma bactéria anaeróbica que coloniza preferencialmente o trato genital feminino. É uma bactéria comensional, mas quando ocorre seu predomínio em relação às demais bactérias existentes no meio, esta se caracteriza como uma vaginose bacteriana.
A vaginose citolítica é causada pela proliferação exacerbada de Lactobacillus sp, pela redução extrema do pH vaginal e pela citólise. Os sintomas são semelhantes às de candidíase, porém não é considerada uma infecção.
Coloração branca com aspecto de leite coalhado: esse tipo de corrimento pode indicar candidíase. Causada principalmente pelo fungo Candidaalbicans, costuma dar coceira na vulva ou vaginal. Em geral, a candidíase causa vermelhidão, edema na vulva e dor durante relação sexual e ao urinar.