O químico também orienta as pessoas no combate ao grilo. A primeira dica é pegar melaço, na falta do melaço, as pessoas podem usar o açúcar queimado, dentro de uma vasilha mistura com bastante água e deixa, o inseto será atraído pelo açúcar e morrerá afogado.
14 dicas para evitar pragas e doenças na horta
Assim como outras plantas de cheiro forte, o manjericão também é eficiente para afastar insetos. Além do plantio, ele também pode ser transformado em uma solução repelente. Para isso, faça um chá com as folhas, usando 120 ml de água. Depois, coe a mistura e acrescente 120 ml de vodka.
Tem um espacinho sobrando na horta? Plantas repelentes ou atrativas são boas opções. Repelentes naturais, como citronela, hortelã e crisântemo, afastam as pragas da plantação. Plantas atrativas, como a capuchinha, podem ser úteis para chamar a atenção das pragas e evitar que elas ataquem o cultivo.
Os sacos de não-tecido (conhecidos como TNT) foram desenvolvidos de acordo com as necessidades da planta, protegendo os tomates de ataques de insetos, como a broca-pequena e da traça-do-tomateiro, e eveitando o uso de defensivos químicos.
Para hortas caseiras ou de pequeno porte, recomendam-se medidas de controle alternativas, como uso de óleo extraído de sementes de nim indiano (Azadiractha indica) diluído em água, extrato de alho e pimenta do reino, inseticida biológico a base da bactéria Bacillus thuringiensis e liberação de micro-vespinhas ( ...
Um inseto só pode ser considerado praga quando atinge um determinado índice de dano econômico para a cultura plantada. Dependendo da espécie, do tamanho populacional da praga, da fase de desenvolvimento, estrutura vegetal atacada e da duração do ataque, pode haver maior ou menor prejuízo, em quantidade e em qualidade.