Observar a constituição da célula eucariótica vegetal, neste caso da cebola, ao M.O.C; Identificar as diferentes estruturas celulares da célula vegetal, neste caso da cebola; Verificar as diferentes reacções que os corantes: vermelho neutro, azul metileno e água iodada, provocam nas estruturas celulares.
Cebola é o nome popular da planta cujo nome científico é Allium cepa. Em sistemas taxonómicos mais antigos, pertencia à família das Liliáceas e subfamília das alioídeas - taxonomistas mais recentes incluem-na na família das Amaryllidaceae.
Tubo → parte que conecta a ocular às lentes objetivas. Estativa, braço ou coluna → parte que conecta o tubo à base do microscópio. Dispositivo macrométrico → estabelece um foco geral para a amostra analisada. Dispositivo micrométrico → estabelece um foco mais preciso e aumenta o detalhe da amostra analisada.
As células são estruturas muito pequenas que possuem, em geral, entre 0,1mm e 0,01mm. Portanto, a maioria é invisível a olho nu. Assim, só foi possível observá-las e estudá-las a partir da invenção do microscópio.
As hemácias são células com formato de disco bicôncavo. As hemácias apresentam formato de disco bicôncavo, não possuem núcleo quando maduras e também não apresentam mitocôndrias. Seu formato está relacionado com um aumento da sua superfície, sendo importante essa característica para a realização das trocas gasosas.
É impossível observar uma célula a olho nu, elas só podem ser notadas com o uso do microscópio. Existem diversos tipos de microscópio: O Microscópio Óptico Comum (moc) – pode ser usado para observar células vivas e mortas.
São as células que conseguimos visualizar a olho nu (sem utilização de microscópio ou qualquer instrumento de aumento de imagem). Isso ocorre, pois, essas células possuem dimensões acima do poder de resolução do olho humano (0,1 mm ou 100 µm).
Células macroscópicas. algodão, alvéolos de laranja/limão, a gema do ovo e as células da bainha da bananeira são estruturas macroscópicas unicelulares, masintegrantes do corpo de organismos pluricelulares macroscópicos.
São células que não apresentam núcleo e por isso são incapazes de se dividirem. Um exemplo de célula anucleada são as hemácias dos seres humanos.
célula microscópica é uma célula pequena, mais tão pequena que só pode ser observada com um instrumento chamado microscópio.
Classificação das células quanto ao núcleo As células compostas por mais de um núcleo, são chamadas de multinucleadas, como é o exemplo das fibras musculares que formam o tecido muscular estriado esquelético.
Células multinucleadas: células do músculo esquelético, neutrófilos, eosinófilos. Células anucleares: As hemácias.
Binucleadas – células hepáticas e cartilaginosas; Multinucleadas – células musculares estriadas do coração humano; Anucleadas – hemácias de muitos mamíferos.
- Células Binucleadas: possuem dois núcleos. Exemplo: células hepáticas. ... Exemplo: células das hemácias dos animais mamíferos.
São exemplos de células que apresentam vários núcleos:
As células que possuem núcleo delimitado pela carioteca são chamadas de eucarióticas. Aquelas que possuem material genético disperso no citoplasma recebem o nome de procarióticas.
Entretanto, não são todas as células que apresentam um núcleo definido e delimitado por membrana nuclear. ... As células que possuem o interior organizado, inclusive com a delimitação do núcleo pela membrana nuclear ou envoltório nuclear são chamadas de eucarióticas.