Nunca dobre as carnes. Guarde-as em pequenas porções para evitar a formação de cristais de gelo. Prefira congelar filés separados. Carnes assadas podem ser congeladas inteiras ou fatiadas.
Como não deixar a carne do espetinho ressecar
O ideal para ter como assar carne na churrasqueira elétrica é fazer quando ela já estiver bem quente. Uma dica é ligar e deixar esquentando por uma hora. Para não gastar tanto na conta de energia, deixa um tempo de 15 minutos ou 30 pelo menos.
Marinar a carne é uma boa maneira de deixá-la mais macia e gostosa!
Vinagre e Azeite Prepare uma misturinha com azeite de oliva e vinagre, use 4 colheres (sopa) de azeite para 2 colheres (sopa) de vinagre. Faça uma quantidade suficiente para passar em toda a carne que deseja amaciar. Em seguida, pegue esta mistura e pincele até cobrir toda a carne.
Como usar amaciante de carne
É ótimo para amaciar carnes Muita gente não sabe, mas o bicarbonato de sódio também é ótimo para amaciar as fibras da carne. Por isso, uma boa dica é usar o bicarbonato na marinada (com limão, alho e outros temperos, por exemplo). ... Deixe a carne imersa na marinada durante algumas horas e, depois, é só cozinhar.
Outro item que também te ajuda muito a amaciar a carne é o bicarbonato de sódio. Despeje um pouco na peça que irá para a churrasqueira e deixe descansando por aproximadamente 2 horas. Depois do tempo de descanso lave a carne brevemente em água corrente para tirar o excesso de bicarbonato.
Devido à capacidade do bicarbonato de sódio libertar dióxido de carbono gasoso (CO2), também é muito usado nas receitas de culinária como agente levedante (fermentos químicos), para ser utilizado no crescimento das massas de pães, bolos e biscoitos durante o cozimento no forno.
Confira abaixo essas e outras utilidades do bicarbonato de sódio na cozinha:
O bicarbonato em geral não faz mal, mas o seu exagero pode trazer complicações - em especial nos casos em que você quiser ingerir o bicarbonato. Conheça alguns casos em que é importante estar atenção à quantidade usada para não correr o risco do bicarbonato te fazer mal.
Para cada meia colher de chá de bicarbonato, coloque uma cheia de cremor de tártaro. Essas medidas equivalem a uma colher de chá de fermento. Ou seja, se a sua receita pede mais fermento, aumente a proporção! O segredo para a mistura não agir antes do tempo está em acrescentar o elemento ácido apenas no final.
Acrescentar uma colher de chá de bicarbonato de sódio na água do molho do feijão irá aliviar os gases presentes no grão - e deve melhorar a sua experiência de um bom arroz com feijão. Deixe o grão de molho na água com bicarbonato por pelo menos 8 horas antes de preparar o alimento.
7 horas
O arroz fornece ao organismo ferro, potássio, fósforo, magnésio e vitaminas B1, B2 , B3 e B6. Porém, quando o grão seco é lavado antes de ser cozido, parte dos nutrientes se perdem. Portanto, não recomendamos a lavagem desse alimento. ... O arroz é um produto não perecível e, por isso, não é um bom veículo de bactérias.
Por que não é correto lavar arroz? O arroz polido (branco) não deve ser lavado. Motivo: como a casca do grão foi retirada, ele está desprotegido. Ao lavá-lo ou deixá-lo de molho, existe a possibilidade de perder seus nutrientes, como vitaminas do complexo B, ferro, potássio, magnésio e fósforo.
Aquela poeirinha branca que aparece na lavagem do arroz e que deixa a água branca não é sujeira. Uma das fases do beneficiamento do arroz é o processo de polimento, que é necessário para deixar os grãos lisinhos e branquinhos. Assim, os resíduos dos próprios grãos ficam grudados em forma de poeira.
Para limpar, separe a quantidade de arroz necessária e faça a escolha, separando os grãos escuros, pedaços de casca e outras sujeiras. Lave várias vezes em água corrente. O arroz deve ser mantido em recipientes bem fechados e colocados em lugar seco e arejado.
O beneficiamento do arroz tradicional resume-se na retirada da casca e do farelo para a obtenção do arroz branco para o consumo. Compreende as seguintes etapas: Limpeza. Descascamento.
Adeus, grude: veja dez dicas para deixar o arroz soltinho
Tem que lavar o feijão em água corrente e escorrer. Depois é só cobrir com água (sempre o dobro do feijão) e deixar de molho por 12 horas. Nesse período, tem que trocar a água uma vez. Se você não tiver essas 12 horas, pode fazer o chamado de molho curto.
Durante o remolho, é importante notar se os grãos que boiam possuem algum tipo de furo que pode ter sido causado por carunchos – pequenos insetos que se alimentam da leguminosa e depositam fezes nos alimentos. Nos dias mais quentes, é importante deixar o feijão de remolho dentro da geladeira.
Quando ele está estragado, os grãos ficam esbranquiçados e o caldo fica com pequenas áreas mofadas, tendendo para a cor cinza. A textura mais grossa que o normal (mesmo que o feijão tenha sido armazenado na geladeira) também pode ser um indicador, mas para dar o veredito é melhor experimentar o caldo.
Mesmo que o alimenta cheire bem, já pode estar estragado. As especialistas indicam preservar a embalagem original do produto e não misturar itens novos com antigos. Se houver caruncho no feijão, por exemplo, elimine os grãos ruins e prepare os que estão bons.