O selo mecânico, não é um projeto complicado. Consiste basicamente de um conjunto rotativo que é solidário ao movimento do eixo do equipamento e um conjunto estacionário. Nestes conjuntos sempre devem existir respectivamente as faces rotativa e estacionária juntamente com suas respectivas vedações secundárias.
Tipos de selos mecânicos para cada setor comercial
Graxeta são utilizadas para vedação de válvulas, bombas, calhas, tanques, portas de fornos ou boca de visita de caldeiras.
Bem Vindo à SELOMECANICO.COM, a Maior e Mais Completa Loja Virtual Online de Selos Mecânicos do Mundo. Aqui Você Encontra uma Infinidade de Selos Mecânicos de Diferentes Tipos e Tamanhos para Diversas Bombas, Compressores, Reatores e Equipamentos Rotativos para as mais Variadas Aplicações, Temperaturas e Pressões.
Se a pressão na caixa de selagem é superior a pressão atmosférica e o liquido bombeado for limpo, um vazamento de 40-60 gotas por minuto geralmente é suficiente para lubrificar e refrigerar as gaxetas e o liquido de selagem de fonte externa não é necessário.
As gaxetas são feitas com materiais parecidos com cordas, barbantes, e pode ser dobrada o amassada, que isso não interfere no seu funcionamento. Já os retentores são mais criteriosos, se forem amassados ou dobrados perdem a sua função, estes são elementos feitos com elastômeros reforçados com metal.
O retentor possui algumas funções que são de grande importância, para o bom funcionamento do sistema, e dentre estas funções podemos identificar a principal que seria a atividade de reter óleos, graxas e outros tipos de fluídos, que devem ser contidos de forma específica no interior de uma determinada máquina.
DESCRIÇÃO DO PRODUTO O produto LOCTITE® Veda Juntas 2 é um vedante preto, em pasta com característico odor alcoólico. É uma pasta de cura lenta semi-secativa, através da evaporação de solvente com características flexíveis.
Um anel O (O-ring) é um tipo de junta ou gaxeta mecânica cuja seção é circular (toroidal), projetado para assentamento em uma ranhura e comprimido durante a montagem entre duas ou mais partes, criando uma selagem na interface. Anel O é, provavelmente, o mais versátil dispositivo de vedação conhecido.
vedar a passagem de um fluxo de fluido de um local para outro, de forma total ou parcial. Os materiais usados na fabricação de gaxetas são: algodão, asbesto (amianto), náilon, teflon, borracha, alumínio, latão e cobre. A esses materiais são aglutinados outros, tais como: óleo, sebo, graxa, silicone,grafite, mica etc.
Gaxeta quadrada para vedação industrial, confeccionada a partir de fios de fibra acrílica, impregnada com composto especial à base de petróleo e acabada externamente com grafite. Indicada para trabalhos com água quente ou fria, vapor saturado e diversos produtos químicos com pH entre 4-10.
Colocar as gaxetas novas com o lado cortado sempre em lado oposto ao anterior (deslocado 180 graus). Ver Figura 7. Use o preme gaxetas para empurrar cada gaxeta para dentro. Quando a câmara estiver cheia, colocar as porcas novamente no lugar e apertar alternadamente até começar a prender a haste.
A borracha da geladeira, também conhecida como gaxeta, é uma das peças no eletrodoméstico que podem se desgastar com o uso. ... Se a borracha da sua geladeira estiver desgastada, o equipamento pode está mal vedado prejudicando o funcionamento da mesma.
Para ter noção sobre o tamanho da gaxeta é importante determinar o tamanho da bitola (ou grossura de um cabo). Esse procedimento é bem simples: é necessário a medida do diâmetro interno do alojamento onde as gaxetas trabalharão (DA) e o diâmetro do eixo ou luva (DE).
Para medir o diâmetro externo das peças, utilize o paquímetro conforme a figura acima insira as orelhas do paquímetro na parte interna do alojamento sem exercer pressão e faça a leitura da medida no visor do paquímetro. Para medir a altura das peças, utilize o paquímetro conforme a figura acima.
Medição de rolamento com paquímetro. Para medir o diâmetro interno do rolamento, insira as orelhas do paquímetro na parte interna do furo do rolamento sem exercer pressão e faça a leitura da medida no visor do paquímetro.
Encontre o diâmetro interno do Anel Oring através da medição da distancia entre as arestas interiores mais distantes ou multiplique a espessura do anel por dois. Em seguida, subtraia este número a partir do diâmetro externo. O resultado será o diâmetro interno do anel de vedação.
A melhor maneira de dimensionar um o-ring é medindo o CS (seção transversal) e o ID (diâmetro interno). Para medir a seção transversal, é melhor usar um calibrador, também conhecido como micrômetro.
Através da pressão, o anel O-Ring é pressionado contra o lado oposto à pres- são. Para evitar que o O-Ring seja pressionado na folga de vedação, esta deve apresentar o tamanho menor possível. Uma folga de vedação excessivamente grande pode levar à destruição do O-Ring por extrusão.