O exame toxicológico é realizado a partir da coleta de uma pequena amostra de cabelos. Por meio da análise de fina mecha de cabelo (que tenha mais ou menos da espessura de uma caneta); ou de pelos corporais (peito, pernas, braços, axilas), pode-se detectar substâncias consumidas até 180 dias antes do exame.
O exame toxicológico é uma análise que tem o objetivo central de identificar a presença de substâncias psicoativas, as drogas, no organismo. Com o teste, é possível conhecer o que foi consumido pela pessoa em avaliação nos 90 dias que antecederam a coleta.
5 – Quais drogas são detectadas pelo exame toxicológico?
Quais drogas são pesquisadas no exame toxicológico?
Conheça também as Drogas Não Pesquisadas no Exame Toxicológico....Dessa forma, as drogas analisadas são;
No caso dos cabelos, eles são cortados rente à raiz, com tesoura, próximo à nuca, e precisam ter por volta de 4 centímetros. Já os pelos corporais são coletados com uma lâmina de barbear. Se o doador for calvo, os pelos de outras regiões ou raspas de unha podem ser colhidos para o procedimento.
Outra orientação encontrada para burlar exame toxicológico é o fato de utilizar shampoos de limpeza profunda, visando eliminar a presença de tóxicos nos fios.
Como vencer a abstinência das drogas
As principais características clínicas da crise de abstinência das drogas deste grupo refletem uma hiperatividade autonômica (aumento da temperatura corpórea, aumento da frequência do coração e da respiração, aumento da pressão arterial, suor excessivo) associada à ansiedade, insônia, tremor e agitação.
O desmame consiste em uma redução gradual da dose para minimizar os efeitos da descontinuação do remédio. Uma das estratégias é o uso da apresentação em gotas, que facilita a redução da dose ao longo de dias ou semanas. Lembre-se que esse processo tem que ser orientado e acompanhado pelo seu médico.
Uma das técnicas para tornar menos incômodo o processo de desmame de uma medicação é justamente substituir uma de menor tempo de meia-vida por outra da mesma classe, mas com maior tempo de meia-vida. Exatamente o que seu médico fez quando trocou o alprazolam pelo cloxazolam (Olcadil).
Sintomas de abstinência ocorreram após diminuição rápida ou descontinuação abrupta de benzodiazepínicos, inclusive de Alprazolam. Esses sintomas podem variar de leve disforia e insônia a uma síndrome mais importante, que pode incluir cãibras musculares, cólicas abdominais, vômitos, sudorese, tremores e convulsões.
Como fazer esse 'desmame'? Segundo o psiquiatra Elko Perissinotti, vice-diretor do Hospital Dia do IPq (Instituto de Psiquiatria) do HC da USP, é recomendável fazer a retirada gradual de um antidepressivo. "Se a dose era de 20 mg, o paciente pode tomar 15 mg por duas semanas, depois 10 mg e assim por diante."
Após a ingestão, o alprazolam é rapidamente absorvido e a concentração máxima do medicamento no organismo ocorre em cerca de 1 a 2 horas após administração e o tempo que demora para ser eliminado é em média de 11 horas, a não ser que a pessoa sofra de insuficiência renal ou hepática.
A maneira como o alprazolam age não é totalmente conhecida. De forma geral, todos os benzodiazepínicos causam uma diminuição em várias funções do sistema nervoso central relacionado também à dose, que pode ir desde um comprometimento leve dos reflexos e desempenho diário até o sono provocado ou quadro de sedação.
Tome remédio com água, não dissolva e não parta ao meio “Além de ajudar na dissolução do fármaco, facilita a passagem pelo esôfago, evitando que o medicamento fique entalado na garganta”. Além disso, os medicamentos não devem ser dissolvidos na boca.
Os efeitos colaterais comuns e aceitáveis do alprazolam podem incluir:
O canabidiol (CBD) pode ajudar no abandono gradual dos fármacos benzodiazepínicos, como o Alprazolam. Afinal, ele trata justamente os sintomas apresentados por quem tenta largar a medicação. É o que mostra um estudo de 2019, publicado no Centro Nacional de Biotecnologia dos Estados Unidos.
Limites da dose habitual: 0,5 mg a 0,75 mg ao dia, administrados em doses divididas; podem ser gradualmente aumentadas se necessário e tolerado. *Se ocorrerem efeitos colaterais, a dose deve ser diminuída.
Em geral, não há necessidade de tomar as duas medicações juntas. Como o Alprazolam tem um potencial de dependência, recomenda-se tomar apenas quando necessário (crises de ansiedade, por exemplo). Tomando o Zolpidem para dormir, espera-se que não tenha crises durante a noite.
A diferença entre entre esses dois é o que Alprazolam atinge um "pico plasmático" bastante rápido, cerca de 20 ou 30 minutos você já sente seus efeitos, e sua meia vida de duração varia entre 6 e 8 horas. Já o Clonazepam atinge um pico em torno de 2 horas mais ou menos e sua meia vida é em torno de 12 a 18 horas.
Dosagem Recomendada
Olá, você está tomando duas medicações da mesma classe e com perfis de ação similares. Portanto, não faz sentido usar as duas ao mesmo tempo.