Como avaliar um funcionário de maneira eficaz?
Quais são os tipos de avaliação de desempenho
Pesquisa de Campo: é um método complexo, pois se baseia no princípio da responsabilidade da linha e da função staff no processo de avaliação de desempenho. Esse método consiste numa entrevista com os gerentes, sendo que um especialista responderá um formulário a partir das informações coletadas na entrevista.
Por escala gráfica A avaliação se dá por meio do preenchimento de um formulário em colunas. ... A avaliação pode ser respondida pelo superior imediato do funcionário, no modo 180 graus, ou por um conjunto de outras pessoas, dando início a uma avaliação em 360 graus.
No método Escala Gráfica, cria-se um formulário em colunas organizado da seguinte maneira: Na primeira coluna, são colocadas as variáveis que serão avaliadas. Por exemplo: pontualidade, assiduidade, trabalho em equipe, criatividade etc. Nas colunas seguintes, são colocados os valores de cada variável.
Incidentes Críticos – A atenção do avaliador fica voltada para os comportamentos considerados como os mais importantes para a realização eficaz ou não de um trabalho. Nesse método são usados os comportamentos específicos que devem ser apresentados, excluindo os traços de personalidade vagamente definidos.
A escala de avaliação define os níveis de entrega ou complexidade da competência. O objetivo desta escala é mensurar o grau de maturidade do colaborador em relação aos comportamentos derivados das competências.
Desvantagens do método de escalas gráficas - Resulta na tendência em levar o dia a dia de trabalho à rotina, com riscos de bitolar os resultados das avaliações; - Necessita de procedimentos matemáticos e estatísticos para corrigir possíveis distorções e influências pessoais dos avaliadores.
Trabalhoso: este método exige organização e planeamento porque todos os funcionários da empresa são avaliados; Demorado: a avaliação do desempenho é um processo lento e de longo prazo.
Quando se fala em Avaliação de Desempenho, não podemos afirmar que um método é melhor do que o outro, mas que cada um será mais adequado para determinado contexto e necessidade de avaliação. Portanto, a escolha do método deve levar em conta as características da empresa e os objetivos da avaliação.
A Avaliação de Desempenho evita os “palpites” a respeito do trabalho do funcionário. Ela possibilita que o gestor obtenha informações reais para avaliar de perto as implicações de uma possível mudança na gestão de recursos humanos da empresa. Os colaboradores também passam a entender os objetivos da gerência imediata.