Pérotin, um dos principais compositores musicais da Idade Média. Na Idade Média (século X ao XV), a música esteve ligada, principalmente, à religião (cristianismo) e a Igreja Católica. Os principais temas musicais desse período estiveram relacionados a passagens bíblicas, vida de santos, rezas e orientações religiosas.
Os principais temas das músicas medievais giravam em torno das passagens bíblicas, da vida dos santos, das rezas e também das orientações religiosas da época, as quais era bem fortes.
A música surgiu quando o homem descobriu que, batendo um objeto no outro, ele produzia sons e que isso não era simplesmente, um tanto de barulhos. A música teve várias funções no decorrer da história, como para louvar os deuses, exaltar autoridades, lutar, etc.
Os sumérios A música tinha um papel fundamental em ritos solenes e familiares. Nunca foram encontrados registros de uma notação musical, mas documentos cuneiformes atestam que tinham uma elaborada teoria musical. Nesses escritos foi descoberto que os sumérios já conheciam a escala pentatônica e a escala diatônica.
Na pré-história a música era usada nas mais variadas ocasiões, como por exemplo: para celebrar a caça, para realizar rituais de agradecimento, para aplacar a fúria ou fazer pedidos aos deuses. Nesse sentido a música era usada como um meio de comunicação com o divino.
As primeiras imitações sonoras do homem da pré-história, foram unicamente através do som dos movimentos corporais acompanhados de sons vocais, eles pretendiam completar a possessão do animal na sua essência, a sua alma. ... Assim, a ordenação dos sons com intenção comunicativa e expressiva deram origem à música.
Podemos dividir a música em três elementos básicos: melodia, harmonia e ritmo. ... A melodia é uma sequência de notas musicais. Com uma sucessão de sons ritmados, que organizados de forma, proporcionam um sentido musical para quem está escutando. Através da melodia, podemos reconhecer as músicas com um simples assovio.
Alguns autores defendem que música é a combinação de sons e silêncios de uma maneira organizada. Vamos explicar com um exemplo: Um ruído de rádio emite sons, mas não de uma forma organizada, por isso não é classificado como música.
Melodia, ritmo e harmonia são considerados os três elementos fundamentais da música; encará-los como independentes, porém, seria uma simplificação excessiva.