Há um aumento expressivo na gordura corporal, especialmente com o acúmulo de depósitos de gordura na região do abdômen, e uma diminuição da massa magra, que faz com que o idoso perca força e músculo. Essa perda muscular decorrente do envelhecimento é chamada de “sarcopenia”.
Como evitar a perda de massa muscular Praticar atividades físicas, tanto de força muscular e resistência, como musculação e pilates, por exemplo, quanto aeróbico, com caminhadas e corridas, para melhorar a circulação sanguínea e o desempenho do corpo. Confira quais são os melhores exercícios para praticar na 3ª idade.
A perda da massa muscular é inevitável no envelhecimento. Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, a sarcopenia o nome clínico da doença atinge 46% da população brasileira acima dos 80 anos. "A sarcopenia é mais comum do que se imagina.
Pratique atividades físicas Os exercícios devem ser feitos ao longo da vida para manter a saúde em dia. No entanto, nunca é tarde para começar, mesmo quem teve uma juventude sedentária. Faça uma atividade prazerosa e que promova o ganho de massa magra. Experimente diferentes aulas como: musculação, crossfit e pilates.