EQST

Como Fazer Um DRE?

Como fazer um DRE?

Resumidamente, a DRE de uma empresa se estrutura da seguinte maneira:

  1. Receita Bruta.
  2. (-) Deduções e abatimentos.
  3. (=) Receita Líquida.
  4. (-) CPV (Custo de produtos vendidos) ou CMV (Custos de mercadorias vendidas)
  5. (=) Lucro Bruto.
  6. (-) Despesas com Vendas.
  7. (-) Despesas Administrativas.
  8. (-) Despesas Financeiras.

Como fazer a demonstração do resultado do exercício?

Para fazer a elaboração da DRE, sua estrutura deve conter:

  1. Receita Operacional Bruta de Vendas - todo o valor que a empresa faturou naquele exercício contábil.
  2. (-) Deduções da Receita Bruta - todos os abatimentos, impostos e devoluções incidentes sobre as vendas do período.

Quais são os passos para elaboração de um balanço patrimonial?

Veja os passos principais para montar seu balanço patrimonial:

  1. 1 – Determine um período. ...
  2. 2 – Pontue seus ativos. ...
  3. 3 – Pontue seus passivos. ...
  4. 4 – Faça o cálculo do patrimônio líquido. ...
  5. 5 – Compare o total do passivo e do patrimônio líquido com os ativos.

O que fazer primeiro balanço patrimonial ou DRE?

Enquanto o DRE traz a relação de receitas e despesas da empresa, o Balanço Patrimonial busca fazer um levantamento dos passivos e ativos da empresa....Esse tipo de percepção pode ser obtida através dos indicadores financeiros como:

  1. liquidez,
  2. giro de estoque,
  3. margem de lucro,
  4. retorno sobre investimento, entre outros.

Como fazer Razonetes e balanço patrimonial?

Toda conta de Ativo e todo acréscimo de Ativo são lançados no lado esquerdo do razonete (lado do débito). Toda conta de Passivo ou Patrimônio Líquido, bem como os acréscimos, serão lançados no lado direito do razonete (lado do crédito).

O que é balanço patrimonial e demonstração do resultado do exercício?

Balanço patrimonial e DRE são dois relatórios essenciais da contabilidade. ... Enquanto o balanço patrimonial faz um levantamento de ativos e passivos, a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) traz a relação de receitas e despesas.

Como contabilizar o lucro do exercício?

CONTABILIZAÇÃO DE LUCRO No encerramento do exercício social, o resultado líquido final apurado pela pessoa jurídica, sendo positivo (lucro) é classificado no Patrimônio Líquido, em Lucros do Exercício. A partir desta conta haverá a destinação.

O que é lucro ou prejuízo do exercício?

A demonstração ou apuração do resultado do exercício (DRE) é uma demonstração contábil que cruza receitas, custos e resultados com o objetivo de determinar o resultado líquido em um período de tempo. De forma simplificada, é um resumo financeiro que aponta se a empresa teve lucro ou prejuízo.

Qual a diferença de prejuízo fiscal e prejuízo contábil?

Outro ponto em que se consegue diferenciar ambos facilmente é o fato do Prejuízo Contábil ser determinado pela legislação societária, enquanto o Prejuízo Fiscal tem sua determinação e compensação pela legislação tributária do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido ( ...

Como compensar prejuízo?

Para que o investidor possa compensar prejuízo em ações, ele deve saber qual é o saldo do prejuízo, acumulado ao longo de todos os meses que houve perdas. Para isso, o investidor deve somar o resultado negativo do mês atual com o resultado negativo dos meses anteriores, fazendo a divisão por tipo de operação.

Como lançar prejuízo no Lalur?

Após a apuração do resultado do período, se o Resultado apurado for um Lucro, o sistema lançará a compensação do prejuízo fiscal prevista na Lei automaticamente na Parte A do LALUR. Você deve verificar o valor informado e lançá-lo na parte B manualmente o valor dessa compensação.

Como preencher parte B do Lalur?

A parte B do Lalur deve ser preenchida apenas no último mês do ano. PARTE "B" - incluem-se os valores que afetarão o Lucro Real de períodos-base futuros, como, por exemplo: Prejuízos a Compensar, Depreciação Acelerada Incentivada, Lucro Inflacionário Acumulado até etc.

Como preencher a parte B do Lalur no ECF?

Entretanto, caso queira, é possível efetuar alterações nos lançamentos do Lalur diretamente no PVA da ECF, tanto na Parte A quanto na parte B. Para isso, clique no botão Editar Escrituração, e acesse o menu LALUR / Parte B – Controle das contas / Identificação da conta na parte B.

Como calcular prejuízo fiscal?

Nem sempre, portanto, o prejuízo fiscal será igual ao prejuízo contábil. As compensações referem-se a prejuízos fiscais (lucro real negativo) apurados em períodos anteriores....

Como compensar prejuízo fiscal no lucro real trimestral?

Tendo por exemplo, uma pessoa jurídica que esteja no regime Lucro Real Trimestral e tenha apurado prejuízo fiscal no primeiro trimestre, poderá compensá-lo com o lucro real apurado a partir do segundo trimestre do mesmo ano-calendário, e assim sucessivamente.

O que é prejuízo fiscal e base negativa da CSLL?

O resultado da subtração de custos e despesas da receita podem ser chamados de lucro, se for positivo, ou prejuízo, se for negativo. ... Estes lucros e prejuízo são contábeis, pois foram registrados de acordo com as leis, normas e princípios da contabilidade.

Como lançar compensação de prejuízo fiscal na ECF?

Importante mencionar que na hipótese de haver compensação de prejuízos fiscais em períodos posteriores, deve ser utilizada essa conta criada na parte B para compensação no registro M300 (Linhas de código 173 e 174 do M300), com tipo de relacionamento “1” (com conta da parte B).

Como contabilizar Compensação prejuízo fiscal?

A legislação do Imposto de Renda permite que eventuais prejuízos fiscais apurados em períodos anteriores sejam compensados com os lucros apurados posteriormente da pessoa jurídica tributada pelo Lucro Real. Entretanto, a compensação de tais prejuízos é limitada a 30% do lucro real antes da compensação.

Em qual registro da ECF deverá ser informado o prejuízo fiscal apurado no ano calendário para a correta demonstração na parte B do Lalur?

Para o correto preenchimento da ECF, verifique a seção “Registro do Prejuízo Fiscal do Período na Pate B do eLalur” no Manual de Orientação do Leiaute da ECF. Normativo: IN RFB nº 1.

Como visualizar o saldo negativo na ECF?

“Art. 161-A. No caso de saldo negativo de IRPJ ou de CSLL, o pedido de restituição e a declaração de compensação serão recepcionados pela RFB somente depois da confirmação da transmissão da ECF, na qual se encontre demonstrado o direito creditório, de acordo com o período de apuração.

Como informar saldo negativo na ECF Lucro Presumido?

A Escrituração Contábil Fiscal é a principal declaração do contribuinte, por isso é importante que o crédito de saldo negativo esteja informado corretamente, deve ser demonstrada na base de cálculo nos blocos P200/P400 (se o contribuinte for optante pelo lucro presumido) e nos blocos N630/N670 (se o contribuinte for ...

O que pode ser compensado com saldo negativo de IRPJ?

Empresas que registraram saldo negativo de Imposto de Renda (IRPJ) e CSLL podem compensar os créditos gerados com débitos de contribuições previdenciárias apuradas pelo eSocial. O sinal verde foi dado pela Receita Federal, a partir da Solução de Consulta nº 15, editada pela Coordenação-Geral de Tributação (Cosit).

Como atualizar saldo negativo de IRPJ?

Consta no artigo 39 da Lei nº 9.