Resposta. Nessa dupla troca, o cátion H+ do ácido interage com o ânion carbonato (CO3-2) do sal, formando o ácido carbônico (H2CO3), e o cátion Na+ do sal interage com o ânion cloreto (Cl-) do ácido, formando o sal cloreto de sódio (NaCl).
Resposta. 1)A resposta correta é a letra “b”. Sais duplos são formados quando um ânion se liga com dois metais (cátions) diferentes.
Resposta. Explicação: Brometo de potássio (KBr) é um composto químico, formado de potássio e bromo, de fórmula KBr. É um sal sólido, cristalino de cor branca, higroscópico, solúvel em água e em etanol.
É chamado popularmente de soda ou barrilha, é usado na fabricação de sabões e detergentes, celulose e papel, como desengraxante, na refinação do petróleo, e limpeza em geral. É empregado nas estações municipais de tratamento de água, em piscinas (para evitar que a água fique mais ácida) e ainda na fabricação de vidros.
O que chamamos popularmente de sal de cozinha, ou simplesmente sal, é o cloreto de sódio – formado a partir da reação do ácido clorídrico com a soda cáustica. A principal fonte dessa substância é a água do mar, porém ela também pode ser encontrada em jazidas subterrâneas, fontes e lagos salgados.
Sal duplo é o sal que apresenta na sua composição dois cátions e um ânion ou dois ânions e um cátion. Se ele apresentar dois cátions, é chamado de sal duplo quanto ao cátion; se apresentar dois ânions, o sal é chamado de duplo quanto ao ânion.
Em química, um sal é um composto que em água se dissocia num cátion diferente de H+ e um ânion diferente de OH-. Eles são tipicamente o produto de uma reação química entre: Uma base e um ácido: forma-se um sal e água. ... Um óxido ácido e um óxido básico: forma-se um sal.
O Cloreto de Sódio é o principal componente do sal de cozinha obtido do sal-gema ou da água do mar. Ele é a matéria-prima da produção da soda e forma o soro fisiológico. O cloreto de sódio (NaCl) é um sal inorgânico formado pela ligação iônica entre o sódio e o cloro.