Multiplique o número na casa das unidades da linha inferior pelo número na casa das dezenas da linha superior. Use o mesmo número da linha inferior para multiplicar a dezena superior. Em seguida, anote o resultado embaixo da linha inferior, diretamente abaixo do espaço das dezenas.
Os passos poderiam, então, ser descritos da seguinte forma:
Na subtração Decompor o subtraendo (valor que será subtraído). Alterar o minuendo para evitar o "empresta um". Agrupar as parcelas em unidades, dezenas e centenas. Explorar a idéia da adição.
O cálculo mental é um método que ajuda no desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. Vejamos um exemplo de como podemos realizar operações básicas utilizando a ideia do cálculo mental.
É notória a importância do cálculo mental para o desenvolvimento do raciocínio. Além de agilizar o trabalho cognitivo, auxilia o domínio do cálculo escrito e permite compreender e organizar as propriedades das operações numéricas.
- Propor que os alunos utilizem diversas formasde cálculo, para que assim possam escolher a maneira mais adequada para cada situação. - Desenvolver procedimentos que possibilitem que as crianças encontrem os resultadosdas contas sem utilizar o algoritmo. - Pesquisar estratégias que facilitem a resolução das operações.
Por exemplo, para encontrar 15%, precisa encontrar 10% e depois, a metade de 10%.
Para descobrir o valor percentual de uma área, a operação é bem simples:
Converta qualquer quantidade de segundos para uma porcentagem de minuto através de uma divisão por 60. Por exemplo, 14 minutos e 45 segundos são iguais a 14,75 minutos, pois 45/60 é igual a 0,75.
Encontrar a porcentagem de um total Esta é a fórmula na célula C2: =B2/A2. O resultado é exibido como 0,16 porque a célula C2 não está formatada como uma porcentagem. Para formatar 0,16 como uma porcentagem, (o que também removerá o zero) na guia Página Inicial, clique no botão Porcentagem.
Para calcular a quantidade de horas trabalhadas, definimos que o funcionário trabalha 8h por dia e o valor que exceder 8h será considerado como tempo de trabalho extra. Na célula F2, insira a seguinte fórmula: “=((E2-B2)+(C2-D2))*24” para saber a quantidade de horas normais trabalhadas por dia.
Para exibir a data e a hora corretamente, você só precisa alterar uma opção no Formato de eixo diálogo. Se você usar a versão do Excel posterior a 2010, poderá ver um painel Formatar Eixo aparecer e marcar a opção Eixo de Texto em Tipo de Eixo no grupo Opções de Eixo.