Espera-se que a educação no Brasil resolva, sozinha, os problemas sociais do país. O Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados (PISA). ... Mesmo com o programa social que incentivou a matrícula de 98% de crianças entre 6 e 12 anos, 731 mil crianças ainda estão fora da escola (IBGE).
São 47,9 milhões de alunos na Educação Básica - sendo que 38,7 milhões estão matriculados na rede pública de ensino. ... Para atender todos esses alunos, o Brasil tem 180 mil escolas e cerca de 2,2 milhões de docentes espalhados pelo país. Fonte: Censo Escolar 2019/INEP.
Para trazer à tona essa discussão tão necessária, resolvemos explorar os cinco entraves principais do sistema educacional brasileiro.
“O ensino médio é o maior desafio da educação do País.” Currículo inchado, com disciplinas demais para tempo de menos, ausência de um programa de ensino técnico integrado a essa etapa escolar, baixa remuneração dos professores e, fundamentalmente, inadequação do ensino médio à vida, às expectativas e às necessidades ...
Entenda quais os principais problemas no modelo educacional atual
Ambiente escolar: 7 mudanças que melhoram o aprendizado
Uma boa escola deve oferecer a possibilidade de aquisição de conhecimento ao estudante em um lugar onde ele se sinta bem e, por isso, tenha mais disposição para aprender, fazer amigos, se relacionar e explorar a diversidade de experiências à sua disposição.
A Educação é um direito fundamental que ajuda não só no desenvolvimento de um país, mas também de cada indivíduo. Sua importância vai além do aumento da renda individual ou das chances de se obter um emprego. ... Por meio da Educação, garantimos nosso desenvolvimento social, econômico e cultural.
Para melhorar a educação no Brasil, e assim consequentemente, melhorar a formação cidadã, precisa-se capacitar professores com enfoque na prática, os pais precisam acompanhar a vida escolar do filho, trocar informações dentro da rede de ensino e usar mais tecnologia.
45 sugestões para melhorar a educação no Brasil
As prioridades do sistema educacional devem ser: diminuir a repetência nas escolas, ampliar o acesso ao segundo grau e melhorar a qualidade do ensino. Para tanto é preciso treinar professores, melhorar seus salários em função do desempenho e prestar assistência ao estudante com merenda escolar e material didático.
A educação é uma arma poderosa. Através dela, um cidadão se torna mais crítico, tem mais oportunidades de emprego e melhoria na sua própria qualidade de vida. ... É através desse compartilhamento que a educação atua diretamente no desenvolvimento econômico, social e cultural.
A educação para transformar deve incluir conteúdos e desenvolver competências que vão além do consciente intelectual. Isso significa que empatia, solidariedade e ética devem fazer parte do currículo de todo bom estudante. E essas qualidades somadas à técnica são responsáveis por uma carreira de sucesso.
A educação pode preparar e formar uma personalidade, fazer com que o indivíduo desenvolva um saber e agir, integrar-se nas atividades escolares, socializar-se, libertar-se, comunicar-se e orientar. Não é somente na escola que adquirimos educação, a sociedade de qualquer maneira influência o ser humano.