Em geral, pode-se dizer que é peçonhenta toda serpente que possuir fosseta loreal ou colorido vermelho, preto, branco (ou amarelado) sob a forma de anéis no corpo e presas situadas na parte anterior da boca.
No Brasil, existem mais de 392 espécies de cobras, sendo apenas 63 consideradas peçonhentas. Muitas espécies de cobras do Brasil são venenosas, mas apenas duas famílias são consideradas peçonhentas, por sua capacidade de inocular o veneno: Elapidae e Viperidae.
Essas 3 espécies são chamadas popularmente de jararacas pintadas no estado de Santa Catarina. Com coloração que varia entre marrom claro e escuro, com manchas e pontos brancos próximo ao ventre, essa espécie também se alimenta de roedores.
Além do efeito tóxico que atinge o corpo todo e é combatido pelo soro antiofídico, o veneno das cobras botrópicas, a família das jararacas, tem uma ação específica no local da picada que pode causar inflamação, hemorragia e, em alguns casos, levar à necrose e à amputação da parte atingida.
A diversidade de cores auxilia na camuflagem do grupo, sendo uma importante estratégia de defesa contra predação. trata pessoas com pressão alta. As jararacas vivem em muitos ambientes diferentes, como florestas ou campos abertos.
Sintomas de uma picada de cobra venenosa
O veneno delas possui uma neurotoxina que age diretamente no sistema nervoso. Sendo assim, uma picada pode casar problemas como dificuldades para ver, engolir, respirar e falar, além de fraqueza muscular, vômito, dores abdominais, necroses e anticoagulação.
O principal sintoma do animal é o inchaço do membro afetado, geralmente nas partes inferiores. Dependendo do tipo de cobra e da quantidade de veneno, o local pode apresentar uma grande ferida e até mesmo hemorragia, deixando o animal primeiramente agitado, depois visivelmente abatido e sem vontade de se alimentar.
Uma ampliação desta colossal força agressiva das glândulas digestivas aparece nas secreções das glândulas que produzem o veneno, na saliva mortal que não somente tira a vida da vítima mas que também, praticamente, inicia sua digestão extra corporal, pois o sangue da vítima picada perde sua capacidade de coagulação, a ...
Sejam serpentes, víboras ou mambas, ele já sofreu mais de 200 picadas nos últimos 20 anos. Além disso, ele já se injetou com veneno mais de 700 vezes. A quantidade de veneno inoculado por uma cobra pode variar consideravelmente. Às vezes, uma cobra pode picar sem passar veneno.