Estilo 1 - A Sextilha Cada estrofe é formada de seis versos e cada verso deve ter sete Sílabas Poéticas (Heptassílabos). Distribuição de Rimas: X A X A X A – (Os versos 1, 3 e 5 não precisam rimar. Os versos 2, 4 e 6 rimam entre si).
Sextilha, estrofe de seis verso, o cordel também usa esse tipo de estrutura, então pode ser chamado assim. Explicação: ... Na Sextilha, rimam as linhas pares entre si, conservando as demais em versos brancos (sem rima obrigatória).
b) Terceto: é a estrofe que possui três versos.
Terceto ou Trístico: estrofe formada por três versos. Quarteto ou Quadra: estrofe formada por quatro versos. Quintilha, Quinteto ou Pentástico: estrofe formada por cinco versos. Sextilha, Sexteto ou Hexástico: estrofe formada por seis versos.
Que tem versos de dez sílabas (ex.: poema decassílabo). ... Palavra ou verso com dez sílabas.
Soneto é uma estrutura literária de forma fixa composta por catorze versos, dos quais dois são quartetos (conjunto de quatro versos) e dois tercetos (conjunto de três versos). ... A palavra soneto (do italiano “sonetto”) significa pequeno som ao referir-se à sonoridade produzida pelos versos.
História. A criação do soneto é contestável. Em geral, sua origem é atribuída ao poeta e humanista Francesco Petrarca, do século XIV; no entanto, atualmente sabe-se que essa estrutura lírica já era usada um século antes por Giacomo de Lentino, ele teria criado a partir da poesia popular da Sicília.
SONETO é um poema escrito com uma forma pre- determinada . ... O TEMA de um SONETO deve estar em todo o poema , não pode ser dividido deve ter um início , um meio , um desenvolvimento e um fechamento . Seu tema mais usado são as emoções ; o amor; os sentimentos ; a paixão .
Autor do poema épico “Os Lusíadas”, uma das obras mais importantes da literatura portuguesa; na poesia lírica que escreveu, destaca-se o poema "Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades". O poema tem como tema a mudança, sendo que o sujeito poético aborda as mudanças que se vão sucedendo.
1 – a contagem das sílabas só é realizada até a última sílaba tônica da última palavra do verso. 2 – Se uma sílaba poética terminar em vogal átona e a sílaba seguinte iniciar-se em vogal ou H (que não possua som) ou vice-versa, essas sílabas podem se juntar em uma única.
De tal maneira, segundo o número de sílabas poéticas que possuem os versos são classificados em: