Ajudando o Meio Ambiente
10 atitudes que podem salvar o planeta
Dia da Árvore – 7 hábitos que ajudam a conservar a natureza
O ser humano precisa da natureza para viver e a natureza está pronta para ajudar. Para o homem desfrutar destes bens naturais ele precisa preservar o meio em que vive. ... Segundo a bióloga Flávia, o espaço mostra a importância da preservação da natureza e como o homem pode usufruir dela sem agredi-la.
Meio ambiente pode ser definido como um conjunto de fatores físicos, químicos e biológicos que permite a vida em suas mais diversas formas. Todas as pessoas têm o direito a um meio ambiente equilibrado, assim, a sua preservação é essencial.
Preservação ou conservação ambiental? ... Como ressaltado anteriormente, preservação do meio ambiente é a ação de proteger um ecossistema ou um recurso natural de dano ou degradação, ou seja, não utilizá-lo, mesmo que racionalmente e de modo planejado.
Poluição do ar, desmatamento, extinção de espécies, degradação do solo e superpopulação representam grandes ameaças, que devem ser resolvidas para que o planeta continue sendo um lar para todas as espécies.
O desenvolvimento sustentável exprime a relação entre crescimento econômico, conservação ambiental e preocupação social. ... São exemplos de ações sustentáveis: a reutilização de recursos ambientais, como a coleta seletiva; e. a utilização de meio de transportes não poluentes, como as bicicletas.
Sustentabilidade é a capacidade de sustentação ou conservação de um processo ou sistema. A palavra sustentável deriva do latim sustentare e significa sustentar, apoiar, conservar e cuidar. ... O desenvolvimento sustentável tem como objetivo a preservação do planeta e atendimento das necessidades humanas.
Ser sustentável é aproveitar o que o mundo nos oferece sem comprometer a disponibilidade para as futuras gerações. Isso quer dizer que a discussão vai muito além do plantio de árvores e reciclagem.
Sustentabilidade é a busca pelo equilíbrio entre o suprimento das necessidades humanas e preservação dos recursos naturais, não comprometendo as próximas gerações. Sustentabilidade refere-se ao princípio da busca pelo equilíbrio entre a disponibilidade dos recursos naturais e a exploração deles por parte da sociedade.
Na prática, a sustentabilidade está definida como a capacidade que o indivíduo, ou um grupo de pessoas, têm em se manter dentro de um ambiente sem causar grandes impactos. Mas apesar da sustentabilidade estar associada diretamente ao meio ambiente não está limitada somente a esta área.
A sustentabilidade começa pela educação alimentar. ... Introduzir as crianças ao mundo dos alimentos e da agricultura, com histórias lúdicas que explicam que o alimento precisa ser plantado por agricultores e que não devem possuir agrotóxicos é uma forma bem sucedida de educação infantil.
Montar uma horta na escola é uma forma enriquecedora de trabalhar a sustentabilidade. Técnicas de plantio podem ser ensinadas aos alunos, que poderão cultivar espécies vegetais que garantam a qualidade de uma boa refeição.
A Educação Ambiental, além de ser uma ferramenta para o ensino infantil, enfatiza também a necessidade de mudança de atitude para com a natureza e a sociedade. Assim, proporcionando espaços para que as crianças sejam ativos e construtores de seu próprio conhecimento, tirando suas próprias dúvidas.
Como ensinar preservação do meio ambiente para crianças?
Pode-se começar, por exemplo, oferecendo a eles materiais diferentes da natureza, como frutas, pedras e folhas e convidá-los a sentir o odor, a temperatura e até o gosto se for o caso. Também é possível conversar com eles sobre fenômenos naturais como a luz solar, o vento e a chuva.
Quais atividades podem ser desenvolvidas com as crianças?
Ecologia não é palavra complicada. Quer dizer, em grego: "estudo da casa". Ecologia estuda, ainda, tudo que acontece com o clima dos países, produção, trabalho, moradia, qualidade de vida etc. ...
Ecologia é a parte da Biologia que se preocupa com o estudo das relações estabelecidas entre os seres vivos e destes com o meio ambiente em que vivem. ... Assim sendo, o termo Ecologia faz uma referência ao estudo da “casa” de cada organismo do planeta.
3º, que “a Educação Ambiental visa à construção de conhecimentos, ao desenvolvimento de habilidades, atitudes e valores sociais, ao cuidado com a comunidade de vida, a justiça e a equidade socioambiental, e a proteção do meio ambiente natural e construído”.
O objetivo de ensinar educação ambiental para crianças é fazer com que elas passem a cuidar da natureza como parte da vida delas, em vez de se limitarem a estudá-la.
Como implementar a educação ambiental nas escolas?