Os viajantes ou residentes que precisam de uma quantidade maior de medicamentos vendidos sob prescrição devem solicitar o "yakkan shoumei", um tipo de certificado de importação. Este procedimento também é necessário para receber o medicamento pelo correio.
Posso enviar medicamentos sujeitos a receita médica para os EUA?
Siga estes passos para embalar medicamentos para envio em segurança:
Remédios como aspirina, medicamentos para dor de estômago, antitérmicos e antiácidos podem ser levados sem receita. Medicações de uso contínuo como remédios para pressão arterial por exemplo, devem ser levados junto com a prescrição médica brasileira, em português mesmo.
Faça uma lista com todos os documentos que você precisa levar. Os mais comuns são: passaporte, identidade, passagens aéreas, reservas em hotel, matrícula do curso, e seguro viagem. Por precaução, é bacana levar também uma cópia autenticada dos seus documentos pessoais.
Remédio vai na mala despachada ou de mão? Não é recomendado que você coloque seus medicamentos na bagagem despachada, e sim na de mão que vai acompanhar você na cabine do avião. Esse cuidado é especialmente importante para quem faz uso de remédios contínuos e não pode ficar sem eles durante a viagem.
Em voo internacional, não há, a princípio, restrições a medicamentos em forma de comprimidos ou pílulas para embarque em bagagem de mão. Entretanto, eles podem ser submetidos a procedimentos de inspeção.
Posso levar remédios na mala de mão? Sim. Isso por que viajar a bordo de uma aeroave pode causar desconfortos a qualquer passageiro – enjoo, dores de ouvido e dificuldades para dormir no avião são os mais comuns. Além disso, pacientes que fazem uso de medicação contínua não podem ser impedidos de tomar seus remédios.
Medicamentos (com prescrição médica), alimentação de bebês e líquidos de dietas especiais (suplementos nutricionais e esportivos) poderão ser transportados na quantidade necessária à utilização no período total de voo (incluídas eventuais escalas) e deverão ser apresentados no momento da inspeção de segurança.
É possível levar medicamentos para Portugal? Sim. Como dissemos, você pode levar seus medicamentos habituais para Portugal, portando a prescrição médica assinada pelo médico e provas de que precisa da medicação. Além disso, as regras sobre o que não pode levar no avião devem ser respeitadas.
Os passageiros que fazem uso de medicação contínua ou controlada podem viajar tranquilamente, desde que tomem algumas medidas preventivas.
Por isso, é sempre importante saber como levar remédios em viagens internacionais....Lembre-se de organizar a sua mala:
A maioria das empresas aéreas, quando avisadas previamente, contam com compartimentos destinados à essa função. Também é possível levar medicamentos para a Europa na bagagem despachada. O aconselhável é manter os remédios em suas respectivas caixas, além da receita médica.
Uma dúvida recorrente entre as mulheres é se pode levar anticoncepcional nas viagens internacionais. A resposta é: deve! Esse é um tipo de medicamento bastante controlado no exterior, especialmente na Europa. Para comprar nas farmácia é necessário ter receita médica válida no país.
O que não pode levar na bagagem de mão?
Leve os remédios na mala de mão Para evitar contratempos com os remédios, o ideal é mantê-los em suas embalagens originais e transportá-los na bagagem de mão. Também não esqueça dos acessórios que eventualmente possam acompanhá-los.