Digite o comando shutdown -s -f -t *tempo em segundos para o desligamento*, e tecle Enter; por exemplo, para programar o desligamento em uma hora, digite shutdown -s -f -t 3600; O Windows exibirá uma mensagem, avisando sobre o desligamento programado.
A causa mais comum para o desligamento repentino de dispositivos é o superaquecimento. O uso contínuo dos componentes do PC, por exemplo, pode fazer com que ele exceda sua capacidade. Para evitar que as peças sejam “tostadas”, o sistema automaticamente se desliga, em uma tentativa de resfriamento.
A causa mais comum desse problema é o mau funcionamento da bateria e da fonte do notebook. Com o tempo, a bateria pode ficar viciada, fazendo com que a carga do aparelho acabe rapidamente - ou, até mesmo, deixando de funcionar. Nesse caso, o defeito exige que o laptop esteja sempre conectado à fonte de energia.
Caso a fonte não consiga suprir a energia demandada por todas as peças, o notebook pode desligar. Na dúvida, fale com um especialista. Ao sentir um leve cheiro de queimado, desligue da tomada, retire a bateria e procure uma assistência técnica.
Faça tarefas comuns no sistema para aumentar o uso do processador e vá monitorando, geralmente o equipamento desliga quando a temperatura chega próxima de 80ºC – 90ºC. Se o notebook não consegue ficar ligado tempo suficiente para fazer a medição, é mais um indício que o problema esteja mesmo relacionado a temperatura.
Quando a temperatura interna ultrapassa um determinado limite, o notebook pode até desligar para proteger os componentes do superaquecimento. As causas mais frequentes são sujeira no interior do equipamento, obstrução da ventilação e pasta térmica vencida, dentre outros. Na dúvida, procure um técnico especializado.
Muitas razões podem fazer com que o seu notebook esquente acima do que é considerado normal. Uma das causas é o número excessivo de processos em execução. Isso força o processador a esquentar além da conta.
O notebook pode não ligar por diversos motivos. As causas vão desde de problemas básicos, como fonte de alimentação com defeito e erros de software, até HD ou tela queimados.
Caso o notebook apresente um funcionamento correto de seus coolers e a luz pisque, mas a tela não chega a acender, isso significa que existe algum problema no monitor. Para testar se realmente é isso, tente conectar a máquina a um monitor externo (que também pode ser uma televisão) utilizando um cabo HDMI ou VGA.
Notebook da Acer não liga? Confira possíveis causas e como resolver
O que fazer quando o notebook não liga
Parte 1: Tela Preta no Laptop Acer: Como Corrigi-la?
Se o seu computador estiver realmente travado e realmente não estiver voltando, apertar e segurar o do botão liga/desliga é a chave para resolver. Laptop ou desktop, Windows ou MacOS, mantenha pressionado o botão liga/desliga e em alguns segundos o computador deve desligar.
Antes de você usar uma bateria pela primeira vez, há um processo de condicionamento que você deve seguir:
Para reiniciar, pressione a tecla "Windows" + X, e U, seguida de R. Para o modo hibernar, pressione a tecla "Windows" + X, U, seguida de H.
A maneira mais simples de inserir o arroba no Windows é utilizando a combinação Shift + 2. Para essa combinação funcionar, é preciso que o @ esteja representado na tecla no número 2. Esse é o padrão da grande maioria dos teclados vendidos no Brasil. Caso esse atalho não funcione, use Alt + 64 (no teclado numérico).
“Tela preta” em modo de descanso Se o monitor estiver em modo descanso e, por isso, a tela estiver preta, é possível recorrer ao atalho “Windows + Ctrl + Shift + B” para forçar uma resposta. Esse é o jeito mais prático de fazer com que a máquina retorne às suas atividades.
A solução é iniciar pelo DVD de instalação do Windows, que geralmente os arquivos são recuperados automaticamente. Se não resolver deixa continuar a instalação e entra na opção de recuperação. Tente trocar a o HD de entrada (seja SATA ou IDE), revise os cabos. Se não funcionar, tente em outro PC.
Para sair da recuperação do sistema Android, é necessário primeiro verificar se os botões físicos que mencionamos anteriormente funcionam corretamente ou não, especialmente a tecla Aumentar volume. Pressione as teclas duas vezes e solte-as. Tente reiniciar o telefone Android e verifique se ele pode funcionar.
Como a cabeça de leitura do HD está danificada, pode ser que ela acabe riscando a superfície dos platters enquanto tenta funcionar. Isso tornaria mais difícil a recuperação dos dados.