A falta de validade interna implica que os resultados do estudo se desviam da verdade e, portanto, não pode ser tirada nenhuma conclusão; assim, se os resultados de um estudo não são internamente válidos, a validade externa é irrelevante.
A validade ecológica pode ser entendida como um fenômeno transitório caracterizado por tentativas fundamentadas e sistemáticas para análise de com- portamento atual dentro de contextos ambientais específicos, utilizando método de investigação dis- creto, realista e fidedigno (DAVIDS, 1988) e, ainda, a medida de ...
A Validação de Instrumentos é uma área de estudo da Psicometria, que une a estatística e a psicologia. Na área da saúde, por exemplo, a utilização de instrumentos confiáveis é de suma importância na verificação da necessidade de intervenção em algum processo ou método.
O conhecimento científico, mais conhecido como ciência, é construído e adquirido por meio de pesquisas. Extremamente valorizado e reconhecido, o conhecimento científico tem que ser comprovado a partir de experimentos e procedimentos de verificação.
Para que um conhecimento possa ser considerado científico, torna-se necessário identificar as operações mentais e técnicas que possibilitam a sua verificação (GIL, 2008). ... Método científico é o conjunto de processos ou operações mentais que devemos empregar na investigação.
O fazer ciência é um processo complexo que envolve pesquisadores, acadêmicos, estrutura física, horas de dedicação, testes, erros e acertos. Muitas vezes é preciso também recomeçar, buscar novas metodologias, olhar o resultado por um outro viés, reaprender a ler o que se descobriu.
O conhecimento pode ser transmitido através das gerações, por meio dos processos de socialização e de interação social. Dessa interação com o mundo ao seu redor, o homem produz e reproduz conhecimento e informação.
Os conhecimentos se transformam em científicos quando a acumulação de êxitos, realizada de acordo com uma orientação determinada e sua descrição alcançam tal nível de excelência, que podem ser incluídos num sistema de conceitos e formar parte de uma determinada teoria.
O mais importante é compreender a pesquisa como um processo de produção de co- nhecimentos para a compreensão de uma dada realidade, isto é, de conhecimentos que nos auxiliem na interpretação da realidade vivida, pois como podemos ver: ... Como afirma Santos (1989), ela é a “prática social de conhecimento”.
O olhar filosófico define que, para que seja possível a existência do conhecimento, são necessários três fatores fundamentais: a consciência ou existência de um sujeito conhecedor; um objeto a ser conhecido; a relação que se estabelece entre o sujeito e o objeto.
O problema de Gettier é um problema epistemológico que surge ao apresentar contraexemplos à definição da lógica proposicional do "conhecimento" como "crença verdadeira justificada" (CVJ). ... recebe o nome de o problema de Gettier, conquanto ainda não haja consenso a respeito da solução ao problema geral.