Como cultivar a cadeira-de-sogra A planta gosta de sol, assim como todo cacto, portanto o canteiro deve ficar a sol pleno e caso opte por cultivar em um espaço interno ou que não tenha acesso com muito sol, pode deixar a meia sombra, mas que receba luz solar por pelo menos 4 horas por dia.
Retire uma estaca (galhinho pequeno) com uma tesoura de poda ou folhinhas bem desenvolvidas e sem danos (devem ser retiradas com as mãos). Deixe cicatrizar 2 dias. Daí é só plantar normalmente, só retire as folhas baixeiras do galhinho.
Pode as raízes mortas. Corte tão somente as partes afetadas, deixando intactas as partes saudáveis. O apodrecimento das raízes pode ser evitado colocando-se a planta num vaso com furos de drenagem e que não fique apoiado sobre um pires, onde os furos de drenagem ficariam em contato com o excesso de água.
Esse cacto pode ser plantado por sementes e por mudas. Se você quer plantar através das sementes, é necessário uma sementeira. A melhor época para plantar suas sementes é em agosto. Ou seja, coloque uma terra de qualidade na sementeira e depois coloque no máximo duas sementes por espaço da sementeira.
Coloque uma camada de areia grossa em cima dos pedriscos. Após, coloque um pouco do solo para cactos e coloque a planta, ainda segurando com os palitos, para manter ela de pé e vá preenchendo com o solo até cobrir as raízes. Caso o cacto fique instável sobre a terra, coloque mais até ele ficar mais firme.
O nome cientifico do Cacto Bola é oriundo do grego, onde “echinos” tem o significado de porco e “cactus” significa planta com muitos espinhos. É uma planta nativa da América Central, mais precisamente do México. Além de ser conhecida por cacto bola é popularmente chamada de cadeira de sogra e poltrona de sogra.
Tipos de cactos brasileiros
Normalmente os cactos necessitam de pouca água, ou seja, apenas o necessário para se desenvolver. Então você deve regar bem o substrato, mas nunca encharcar o mesmo. Depois quando o substrato estiver completamente seco, você deve regar novamente. No verão as regas são mais intensas, talvez 2 vezes na semana.
Devem ser cultivados em substrato composto de areia e terra de jardim, sob pleno sol ou meia sombra, sendo intolerante ao frio. As regas ficam por conta das chuvas que, caso estejam em excesso, podemos protegê-lo até o tempo melhorar.
Um dos atrativos dessa planta é sua pouca exigência de nutrientes no solo e de água. Os benefícios do cacto coroa de frade para o organismo vai desde o valor nutritivo, revigorante e tônico e propriedades expectorantes. Indicado para bronquite, fraqueza e tosse.
Ele é usado na medicina popular, em forma de chá, para aliviar problemas nos rins e do intestino. Na culinária, ele é empregado para preparação de sobremesas e doces, que são muito populares na cidade de Poço Redondo, SE. A sobremesa é preparada com água, açúcar, cravo e pedaços do cacto, sem os espinhos.
Significado de Cabeça-de-frade substantivo feminino [Brasil] Planta cactácea e alimentícia, encontrada na região Nordeste do Brasil, cujas folhas são irregulares e suas flores têm o aspecto de capítulos globosos.
O substrato recomendado para esse cacto é areia grossa, terra vegetal (terra de canteiro) e húmus de minhoca. Basta misturar 40% de areia grossa, 40% de terra vegetal (terra de canteiro) e 20% de húmus de minhoca.
Os cactos, por viverem em regiões áridas e isoladas, ajudam as pessoas e conhecerem a sua força interna em momentos de solidão. Pelo fato de os cactos armazenarem água (elemento que simboliza sentimentos e emoções) dentro do caule, o mesmo favorece aqueles que se defendem muito das próprias emoções.
Por que o cacto pode murchar? O principal problema que podemos encontrar nos cactos é a murcha causada pela podridão das raízes, que tem como principal promotor a água em excesso. E isso deve ser tratado rapidamente para evitar a propagação para o restante da planta. Além disso, o cacto pode murchar por falta de água.
São vírus, bactérias e fungos que os infestam e não necessariamente tem a ver com o solo muito encharcado. Alguns são mais predispostos e são mais sensíveis como os cactos coloridos.
Para fungos, ácaros e bactérias podemos usar uma solução de 1 para 10 de água com água sanitária. Borrife a solução sobre a planta atingida, não esquecendo de fazer longe do sol. Podemos usar também solução de fumo, ou ainda solução com alho e sabão.
As suculentas tem essa aparência fofa, com folhas mais grossas, por causa dos depósitos de água que possui. Com muitas regas, ela é sobrecarregada e apodrece facilmente. Como saber se sua suculenta está recebendo muita água? É só prestar atenção no solo: deixe-o secar bem antes de rega-la novamente.
Olhe os furos de drenagem na parte de baixo do vaso. Neste caso, é melhor tirar a planta e dar uma olhada na raiz. Faça furos no vaso ou transplante-a para um recipiente que permita a drenagem adequada. Dá para fazer os furos com uma faca ou uma chave de fenda.
A temperatura deve ser quente, não tolera temperaturas abaixo de 1ºC, neste locais deve ser colocada em estufa. O Solo deve ser arenoso e com boa drenagem. Além disso deve ter o pH neutro. As regas não podem ser excessivas como ocorre para outras suculentas.
Escrevemos esse texto para que, antes que você desista frente a essa situação, tente aplicar essas dicas que podem recuperar a vitalidade da sua plantinha.