As microfilárias alcançam diferentes partes do organismo, como olhos, linfa, urina, saliva, líquor e, às vezes, até a corrente sanguínea. Embora algumas possam maturar em outras localizações dentro do organismo, gerando novos nódulos, a maior parte morre devido ao combate por parte do sistema imunológico.
A filariose linfática é causada pelos vermes Wuchereria bancrofti , Brugia malayi e Brugia timori. Essas filárias ocupam o sistema linfático, incluindo os gânglios linfáticos, causando linfedema e, em casos crônicos, levando à doença conhecida como elefantíase.
Como a Oncocercose é transmitida? A transmissão da Oncocercose se dá pela picada do inseto Simulium (borrachudo ou pium) infectado com larvas do parasita. O ciclo de transmissão se inicia quando o inseto pica uma pessoa infectada e suga microfilárias juntamente com o sangue.
O que é Filariose Linfática (Elefantíase)? É causada pelo verme nematoide Wuchereria Bancrofti e transmitida basicamente pela picada do mosquito Culex quiquefasciatus (pernilongo ou muriçoca) infectado com larvas do parasita.
Oncocercose é uma infecção causada pelo nematódeo filarioide por Onchocerca volvulus. Os sintomas são nódulos subcutâneos, prurido, dermatite, adenopatia, atrofia e formação de cicatrizes na pele, e lesões nos olhos que podem levar à cegueira.
A elefantíase é uma condição também chamada de filariose linfática, causada por um parasita transmitido pela picada de um mosquito, levando a uma inflamação no sistema linfático, fazendo com que o paciente desenvolva um grande inchaço (também conhecido como edema) em seus membros e em pontos como os seios e a bolsa ...
É conhecida também como filariose de Bancrofti ou elefantíase, devido a uma das manifestações na fase crônica, que ocasiona o aumento excessivo do órgão afetado, similar a uma pata de elefante.
Ascaridíase é a infecção causada por Ascaris lumbricoides, um verme nematódeo intestinal ou, ocasionalmente, por Ascaris suum (que causa ascaridíase em porcos). As pessoas adquirem a infecção ao engolir ovos do verme nematódeo, geralmente nos alimentos.
O diagnóstico laboratorial da ascaridíase baseia-se no exame parasitológico de fezes com pesquisa de ovos do parasito. Os vermes adultos de A. lumbricoides podem ser encontrados ao exame macroscópico das fezes. Na fase de migração larvária podem ser encontradas larvas no escarro.
Há multiplicação das células germinativas, formando a promeira larva (L1). Depois vira a larva rabditóide (L2), que é a forma infectante e que é ingerida na água contaminada, por artrópodes, pássaros., poeira, ... No estômago, a casca é amolecida, vai para o intestino e é libertada no ceco.
b) A infecção por Ascaris lumbricoides no ser humano acontece através da ingestão de água e alimentos contaminados com ovos do nematoide. c) A reprodução de Ascaris lumbricoides acontece no intestino delgado.
HÁBITAT/MODO DE VIDA: Ascaris lumbricoides é um Nematoda, parasito que vive no intestino delgado do homem, principalmente no jejuno e íleo. Pode ficar preso à mucosa com auxílio de seus fortes lábios ou migrar pela luz intestinal.
OVO FÉRTIL de formato oval ou quase esférico de casca espessa e célula ovo no interior, formada por três camadas apresentando em média, 60µm de comprimento. A camada mais externa recebe o nome de membrana mamilonada.
A teníase é provocada pela presença da forma adulta da Taenia solium ou da Taenia saginata, no intestino delgado do homem. A cisticercose é causada pela larva da Taenia solium nos tecidos.