Coulomb utilizou uma balança de torção para medir forças de atração e repulsão muito pequenas entre duas esferas eletricamente carregadas. A balança de torção, mostrada na figura acima, consiste em uma haste com duas esferas nas extremidades, suspensas por um fio muito fino.
Tal aparato, conhecido como balança de torção, consistia em uma haste suspensa por um fio, com duas esferas metálicas em suas pontas.
Charles Augustin de Coulomb
A história da eletricidade remonta ao século VI a.C, quando, na Grécia, se descobriu que o âmbar, resina vegetal fossilizada, atraía pequenos objetos quando era atritada com lã. A propriedade responsável pelo fenômeno recebeu o nome de carga elétrica (Q). ...
Foi descoberta por um filosofo grego chamado Tales de Mileto que, ao esfregar um âmbar a um pedaço de pele de carneiro, observou que pedaços de palhas e fragmentos de madeira começaram a ser atraídas pelo próprio âmbar. Do âmbar (gr. élektron) surgiu o nome eletricidade.
A carga elétrica é uma propriedade das partículas elementares que compõem o átomo, sendo que a carga do próton é positiva e a do elétron, negativa.
Nos condutores metálicos sólidos são os elétrons, cuja carga é negativa, que se movimentam. A corrente elétrica, neste caso, nada mais é que o fluxo de elétrons ao longo do condutor.
Quando ligamos um fio metálico na tomada, os elétrons deste material começam a oscilar, cada um deles transmitindo seu movimento ao vizinho. Esse vaivém forma a onda que transporta metade da energia sob a forma de uma corrente elétrica.
Resposta. Os elétrons ( de carga negativa).
Os portadores de carga positiva se afastam do terminal positivo da bateria em direção ao terminal negativo. Num fio os elétrons movem-se do terminal negativo para o positivo. ... Após algum tempo, o fluxo de elétrons atinge um valor constante e a corrente é dita estar em regime permanente, isto é, não varia com o tempo.
Resposta
Estes condutores apresentam dois polos, o positivo e negativo, o que gera uma diferença de potencial elétrico (ddp). Quando o fio condutor é ligado entre esses polos, os elétrons passam a se deslocar para o polo positivo. Isso acontece porque os sinais opostos se atraem.