O cisto sinovial é um aumento de volume localizado, que surge próximo a uma articulação ou a um tendão. É similar a uma bexiga repleta de líquido sinovial ( líquido produzido pelo próprio organismo para nutrir a cartilagem e facilitar a movimentação articular ).
CISTOS GANGLIÔNICOS Também conhecido como gânglion cístico, trata-se de uma lesão benigna, não tumoral, originada de diversas estruturas do joelho como: ligamentos, tendões e meniscos. A lesão cística é preenchida por líquido sinovial (líquido do joelho) e comumente é visualizada na ressonância magnética.
O tratamento conservador para cistos sinoviais pode incluir compressas de gelo aplicada diretamente na região afetada, juntamente com medicação oral para a dor e inflamação. Outra forma de tratamento conservador para cistos sinoviais consiste em aspirar o líquido do saco com uma agulha de grande calibre.
Tomar remédios anti-inflamatórios receitados pelo médico: como o Ibuprofeno ou o Diclofenaco; Fazer fisioterapia: utiliza exercícios que ajudam a fortalecer os músculos do joelho, evitando pressão exagerada sobre a articulação e diminuição da dor.
O tratamento para o furúnculo consiste em lavar a região todos os dias com água e sabão ou com um sabão antisséptico, de preferência indicado pelo dermatologista, e em aplicar compressas de água morna na região, que ajudam a retirar o pus, esperando que ele desapareça sozinho.
Mostrar especialistas Como funciona? A recuperação vai depender da exata localização e do tamanho da lesão. No mínimo entre 7-15 dias para cicatrização do local. Sobre risco, qualquer procedimento cirúrgico possui seus riscos, mas neste procedimento são mínimos.