Com relação aos 'Medicamentos Controlados', o Regulamento Técnico (P. 344/98) já determina que TODOS os medicamentos com substâncias pertencentes as suas listas devem ser armazenados em local que confira segurança e com acesso restrito.
Segurança: proteção do medicamento armazenado, em especial contra danos físicos, furtos e roubos. Conversação: manter a estabilidade dos medicamentos a fim de preservar as características físico-química dos medicamentos (evitar falhas na cadeia do frio, por exemplo).
12 dicas para armazenar medicamentos em casa com segurança Escolha um cômodo da casa protegido da luz direta, do calor e da umidade. Utilize local fresco e arejado, com circulação de ar e sem abafamento. Evite locais quentes como a cozinha e úmidos como o banheiro. Mantenha o local de armazenamento sempre limpo.
Mantenha os medicamentos em lugares secos e frescos, seguros e específicos para este fim, fora do alcance de crianças e animais. Evite guardar os medicamentos com produtos de limpeza, perfumaria e alimentos. 2. Guarde na geladeira apenas os medicamentos líquidos, conforme orientação de um profissional de saúde.
Aprenda a armazenar medicamentos
Xalatan® solução oftálmica, até a abertura do frasco, deve ser conservado sob refrigeração (entre 2°C e 8°C), protegido da luz. Após a abertura do frasco, Xalatan® pode ser conservado à temperatura ambiente (até 25°C). Após aberto, válido por 10 semanas.
A temperatura da geladeira de medicamentos deverá permanecer entre dois e oito graus centígrados positivos (+2º a +8ºC). A temperatura da geladeira de medicamentos deverá ser mensurada por meio da utilização de Termômetro Digital de Máxima e Mínima fixado na parte externa, no início de cada turno.
As geladeiras para vacinas são equipamentos de uso doméstico utilizadas na rede de frio e utilizadas para estocagem de vacinas em temperatura positivas a +2°C. O ideal é que a temperatura esteja entre +2°C e +8°C, sem sofrer perda de potência no armazenamento.
TÉCNICA
Instalar o termohigrômetro na farmácia e almoxarifado, no local onde houver maior probabilidade de se encontrar a maior temperatura e umidade durante o dia. Fazer as leituras máximas, mínimas e momentâneas de temperatura e umidade; duas vezes ao dia, de segunda à sexta.
O segurança do local aponta o termômetro para nossa testa ou então para o nosso pulso para fazer a medição de temperatura. Se a temperatura estiver normal, a passagem é liberada. Ao longo dos meses, o local da medição passou da testa para o pulso.
Pode medir a febre em 5 zonas do corpo: axilas, boca, ânus, ouvido e testa. Dependendo de onde é medida, muda o tipo de termómetro.
Basta colocar o termómetro em contacto com a axila e manter o braço firmemente apertado junto ao tórax durante alguns minutos. A partir de 37,5°C considera-se febre no adulto. Boca. Coloca-se o termómetro sob a língua, com a boca fechada e aguarda-se um a dois minutos para que a leitura seja efetuada.
Para medir a temperatura com o termômetro digital, deve-se seguir os passos:
Para medir a temperatura do corpo com o termômetro digital não tem mistério. Você só precisa ligar o aparelho, esperar que no visor apareça o número zero e colocar a parte prateada na axila.
Termômetro de vidro: colocar a ponta do termômetro na axila, boca ou ânus, em contato direto com a pele ou as mucosas, esperar 3 a 5 minutos e depois verificar a temperatura; Termômetro infravermelho: apontar a ponta do termômetro para a testa ou para o interior do canal auditivo e apertar o botão.
O pulso, é uma extremidade do corpo, e por isso mais fria do que a temperatura das axilas, da testa, ou da boca por exemplo. Ou seja: medir a temperatura no pulso, não conta com a mesma precisão e pode não detectar febres existentes, que se fossem medidas pela testa, seriam detectadas.
Termômetro digital – Antes de utilizar o termômetro, faça a verificação da bateria. O termômetro é colocado em baixo da axila, mas obterá uma leitura mais precisa se for colocado para medir dentro da boca, mais precisamente embaixo da língua, mantendo-se a boca fechada por até 5 minutos para fazer a leitura.
1 – Prepare um copo com gelo picado e preencha com água gelada; 2 – Mexa e insira a haste do termômetro até o meio do copo, sem tocar as paredes ou fundo, deixando por pelo menos 15 segundos. A temperatura deve estabilizar em 0°C, atestando assim que o termômetro está calibrado.
Em seguida, deve-se colocar a ponta metalizada sob a axila do paciente, que deve manter o braço imóvel e rente ao corpo. O tempo de espera é de aproximadamente 5 minutos. Transcorrido esse tempo, deve-se retirar o termômetro da axila com cuidado e observar a temperatura que o líquido está indicando.