O cálculo do ROI é simples. Inicialmente subtrai-se o ganho obtido com o investimento pelo próprio valor investido, e, em seguida, divide-se esse resultado por esse mesmo valor de investimento. Com isso, a fórmula fica da seguinte maneira: ROI = (Ganho obtido – Investimento) / Investimento.
O índice de ativos (x) realiza o cálculo da rentabilidade de um ativo, do investimento que foi realizado, independente da fonte dos recursos. Para o cálculo desse índice, multiplique o lucro líquido (LL) por 100, e em seguida, divida pelo valor do ativo (VA). A fórmula fica assim: x = (LL * 100) / VA.
5 dicas para apresentar a evolução do projeto ao seu cliente
Índice de Desempenho de Prazo (IDP) Nesse caso, o cálculo de IDP é dado por uma divisão do valor agregado (VA) das entregas, em valor monetário, sobre o valor planejado (VP) das entregas. Ou seja: VA/VP. Caso o valor seja igual a 1, significa que o projeto ocorre como foi planejado.
Índice de Desempenho de Prazo (IDP) O IDP aponta como está o andamento do projeto em relação ao cronograma previamente determinado. Em muitos casos, os projetos têm prazos curtos, que podem pressionar um profissional despreparado. Por isso, a análise desse indicador de desempenho não pode ser deixada de lado.
Conforme mostrado na Figura 1, a Variação de Prazo (VPR) é a diferença de custo calculada, VA - VP, e a Variação de Custo (VC) é a diferença, VA - CR. Os índices de desempenho de Custo e Prazos, o IDC e o IDP, são, ambos, quocientes. O IDP é calculado pela razão, VA / VP, enquanto o IDC é igual a VA / CR.
Naturalmente, a maneira mais fácil e direta de medir o seu Baseline Sigma é calcular o Defeito por Milhão de Oportunidades, DPMO. Como o Seis Sigma se concentra em atingir 3,4 erros por milhão de produtos, esse deve ser seu objetivo.
O segundo passo para calcular o Nível Sigma é calcular a média e o desvio padrão do processo (para variáveis) ou o Número de Defeitos por um Milhão de Oportunidades-DPMO para atributos, que irá expressar o número de itens fora de especificação em um milhão de itens produzidos.
A tradução de baseline é linha de base. Baseline do projeto, portanto, é a linha de base do projeto, que significa um ponto de partida muito bem definido, ou seja, uma referência composta pelos itens escopo do projeto, cronograma e orçamento.