Para calcularmos a resistência equivalente em série, basta somarmos cada uma das resistências, desse modo, a resistência equivalente da associação em série será de 100 Ω.
Na associação de resistores em série, a resistência equivalente é igual à soma das resistências de cada resistor, e a corrente elétrica é igual em todos os componentes.
Entenda o que isso significa.
Para encontrar o valor da corrente que passa pelo resistor basta dividir a tensão sobre a resistência e para descobrir a corrente total do circuito basta somar as duas correntes, pois de acordo com a lei de kirchhoff para as correntes, a soma das correntes que entra em um nó é a mesma que a soma das correntes que saem.
Um resistor funciona limitando a corrente a elétrica! O resistor possui uma resistência maior do que os cabos e trilhas de um circuito elétrico, forçando a redução da corrente elétrica que passa por ele! Sendo assim, ele provoca uma queda de tensão.
O motivo pode estar em algum outro componente do circuito com problemas ou mesmo numa tensão excessiva da fonte. Veja se as tensões no circuito estão corretas. Se estiverem corretas e mesmo com o aquecimento do resistor o funcionamento for normal, troque este resistor por um de maior dissipação, 1 ou 2 W, por exemplo.
Com o circuito ligado é possível medir a tensão zener nos terminais do diodo. Se ele for muito baixa ou acima do esperado, é sinal que o diodo se encontra com problemas. Trata-se de uma prova "no circuito", que deve ser feita com um multímetro na escala de tensões DC.