Energia cinética de um gás O número de mols do gás é calculado utilizando-se sua massa molar, encontrado em tabelas periódicas e através da constante de Avogadro. Utilizando-se da relação que em 1mol de moléculas de uma substância há moléculas desta substância.
A transferência espontânea de energia entres os corpos é provocada pela diferença de temperatura, e essa energia em trânsito é denominada calor.
Foi Thompson quem reelaborou o conceito de calor como o movimento das partículas que constituem os metais. Apesar disso, a teoria do calor como substância foi aceita pelos cientistas durante todo o século XVIII e, cotidianamente, muitas vezes consideramos o calor como uma substância.
Estes são os principais postulados da teoria cinética molecular: ... As moléculas de gás não ocupam volume. Colisões entre moléculas são perfeitamente elástica (o que significa que você não ganhar ou perder energia durante a colisão). Não há atração ou forças de repulsão entre moléculas.
Esse fato acontece pois um corpo de maior temperatura, ou seja, maior agitação térmica, transfere calor para o corpo de menor temperatura, ou seja, transfere energia térmica. A energia térmica em movimento (trânsito), provocada pela diferença de temperatura entre dois corpos, é denominada calor.
Ao queimar o combustível, o calor gerado aquece a água de uma caldeira, que se transforma em vapor, que gira uma turbina, transformando a energia térmica (calor) em energia cinética (movimento) e depois em energia elétrica.
O calor (energia calorífica) é caracterizado pela transferência de energia térmica que flui de um corpo (com maior temperatura) ao outro (de menor temperatura) quando há diferença de temperatura entre ambos.
Formas de propagação do calor A energia, chamada neste caso de energia térmica, pode passar de um corpo para o outro fundamentalmente de três maneiras diferentes: condução, convecção e radiação.