A cocaína geralmente é consumida por aspiração nasal (“cheirada”), ou via intravenosa (dissolvida em água e injetada diretamente na corrente sanguinea). Os O inicio dos efeitos do uso da cocaína variam: cheirando o "pó", os efeitos aparecem entre 10 e 15 minutos.
Cheirar: a ingestão nasal é o método mais popular entre os usuários de cocaína. Dessa forma, a substância atinge seu pico entre 15 e 60 minutos. Injeção intravenosa: geralmente ocorre de forma combinada com heroína. Por via intravenosa, o dependente sente os sintomas de forma muito mais rápida.
Esta droga pode ser queimada e fumada na forma de pedra, através de cachimbos muitas vezes improvisados com materiais do dia a dia, ou quebrada e utilizada para misturar em cigarros, por exemplo.
Um novo equipamento foi criado especialmente para a turma do “fumacê”. É um dispenser de erva em forma de caneta que, além de funcionar como dechavador, solta um jatinho da erva direto para a seda. Nomeada como PenSimple (caneta simples), o produto funciona de maneira simples e engenhosa.
O crack é uma droga que se apresenta sob a forma de pasta endurecida ou “pedra”, e que contém cocaína, uma substância psicoativa (que gera efeitos no cérebro e na mente). Ele inicialmente produz um efeito excitante do sistema nervoso, porém tem forte poder de causar dependência, além de outros problemas à saúde.