Costill et al. (1995) e Maglischo (1999, 2003) descrevem três tipos de arrastos: o arrasto de forma, de onda e o friccional. ... Arrasto de onda deriva das ondas provocadas pelo atleta ao deslocar-se na água e o arrasto de fricção é a resultante do contacto da pele do nadador com a água.
A força de arrasto é igual ao coeficiente de arrasto multiplicado pela velocidade do Mover ao quadrado na direção oposta à velocidade!
No estudo da Física, fluidos correspondem a substâncias cujas forças de coesão interna são muito pequenas. A experiência mostra que o corpo sofre a ação de uma força que se opõe ao movimento do objeto, a qual chamamos de força de resistência do fluido. ...
Flexibilidade pode ser definida como a capacidade de a estrutura muscular esquelética se estender, sem danos, ferimentos ou lesões e com ampla movimentação numa articulação ou grupos de articulações como a capacidade de uma articulação mover-se com facilidade em sua amplitude de movimento.
FLEXIBILIDADE: "Capacidade de realizar movimentos em certas articulações com amplitude de movimento apropriada." ... FORÇA Page 5 RESISTÊNCIA: "Capacidade de sustentar uma dada carga de atividade o mais longo tempo possível sem fadiga."
Além de diminuir o risco de lesões a flexibilidade tem outros benefícios: redução das tensões musculares, melhora da capacidade de coordenação e consciência corporal, aumento da circulação sanguínea local e diminuição do gasto energético. ...
Não se engane, é possível ser flexível, basta ter força de vontade e ser regrado. O importante é respeitar o limite do seu corpo. Se não consegue fazer alguma postura ou exercício, ao realizar determinada prática, não force, pois o crescimento é gradual.
Um corpo flexível é dobrável onde é possível se curvar, pode também possuir elasticidade e agilidade.