Como preparar:
Deixe esfriar completamente, retire os saquinhos de chá, coloque o líquido num recipiente de vidro grande e de boca larga e adicione o scoby e um pouco do líquido já fermentado, cerca de 250 ml (se for sua primeira vez, peça ao doador para deixar um pouco do kombucha pronto junto com o scoby).
MODO DE PREPARO:
Os melhores horários para saborear essa bebida são pela manhã, ao acordar, em jejum, ou antes de ir dormir. “Se tomar à noite, o ideal é não comer nada depois para deixar os probióticos agirem no organismo”, diz Camila.
O kombucha fermenta bem de maneira contínua , sendo importante alimentar seu scoby a cada 7 a 10 dias . Se for viajar deixe a sua colônia com o chá preparado e adoçado ,tampado e ela durará meses, você só precisa continuar a alimentar sua colônia quando retornar.
Re: Cortar a Côlonia de Kombucha É trabalhoso porque a colônia não cede nem mesmo a faca bem afiada. Ela é realmente resistente ao corte. ... Se você precisa de uma doação de Kombucha, entre na categoria Doações.
Podem também cortar em tiras e desidratar para servirem de snack que pode ser acompanhado de molhos e cremes variados. O seu sabor é neutro (dependendo do tipo de SCOBY), a consistência gelatinosa. E podem sempre colocar em água para ajudar a retirar o sabor a vinagre. 4.
Consumir o Scoby tem o mesmo impacto que o consumo regular de Kombucha: melhoram a digestão, diminuem o açúcar no sangue e equilibram a pressão sanguínea, por exemplo. Dê pedacinhos de Scoby puros ou misturados na ração. A aparência é similar aos ossinhos de couro, só que mais mole.
SCOBY (comunidade simbiótica de bactérias e leveduras, tradução do inglês: symbiotic culture of bacteria and yeast) ou mãe do kombucha, como também é conhecido, é uma união de mais de 30 tipos de bactérias e leveduras diferentes que vivem em simbiose e harmonia, alimentando-se do substrato (chá e açúcar) que ...
A Kombucha é feita a partir do chá adoçado com açúcar e fermentado por uma colônia de bactérias e leveduras, conhecida como “scoby”. O açúcar funciona como alimento para os micro-organismos, fazendo com que eles se multipliquem e comecem a produzir inúmeras substâncias.