O desenvolvimento industrial desses países foi marcado, principalmente, pela presença das empresas multinacionais e maquiladoras, que são atraídas pelas vantagens (isenção fiscal, menores custos de produção e mão de obra barata) oferecidas e desenvolvem-se a partir de capital estrangeiro.
São considerados fatores importantes para o desenvolvimento dos tigres asiáticos:
A geopolítica na origem dos Tigres Asiáticos A mudança na estrutura econômica e, consequentemente, na estrutura social veio a partir das décadas de 1960 e de 1970, com o rápido processo industrial decorrente do período geopolítico da Guerra Fria.
- Produção de mercadorias de alta competitividade no mercado internacional; ... - Condições favoráveis para a criação e funcionamento de empresas: mão-de-obra disponível de baixo custo ( salários baixos) e capacitada, boa infraestrutura, direitos trabalhistas flexíveis e baixo custo de produção.
Os Tigres Asiáticos apresentam uma elevada industrialização, com setores de ponta, alta renda per capita, distribuição de renda, bem como um baixo índice de analfabetismo, entre outras características.
O Japão atuou não só como estímulo, mas também como exemplo. A imensa e ininterrupta expansão da economia japonesa foi decisiva para criar um dinâmico mercado em toda a área circundante do Pacífico. ... Nessa época o Japão já era um país bastante desenvolvido, foi o principal propulsor que ajudou a formar esses tigres.)
Os Tigres Asiáticos produzem uma imensa variedade de produtos, de baixo custo e extremamente competitivo no mercado externo, podemos destacar as empresas Hyundai, Samsung, LG, Asus, Acer, AOC, ASRock, Gigabyte Technology, Daewoo, Kia.
Resposta. A resposta da questão solicitada é: Os Tigres Asiáticos, como são conhecidas as nações mais poderosas do mundo, Hong Kong, Cingapura, Coreia do Sul e Taiwan, pelos altos níveis de crescimento econômico, pelas suas exportações e industrialização de ponta.
Um dos principais desafios enfrentados pelos Novos Tigres Asiáticos é: Conseguir competir com os preços internacionais. Diminuir a influência estatal na economia. Atrair mais investimentos estrangeiros para dinamizar a economia....Uma das quatro economias que formam esse grupo é:
Resposta. R: Cingapura, pois durante os anos de 1950 a 1980, ela não foi o país que teve o melhor desempenho mas de 1980 a 2016, ela fez quase 12 vezes a renda de 1980.
Os primeiros países a receberem a nomenclatura de Tigres Asiáticos foram Cingapura, Hong Kong, Coreia do Sul e Taiwan (Formosa). Isso ocorreu na década de 1970, quando esses países apresentaram grande desenvolvimento econômico e industrial.
Tigres Asiáticos de primeira geração: formado por Coréia do Sul,Taiwan,Cingapura, Hong Kong e China. Tigres Asiáticos de segunda geração: tambem são chamados de Novos Tigres Asiáticos ,é formado pelos seguintes países: a Tailândia,Malásia,Indonésia,Filipinas e Vietnã.
Nações que realizaram o desenvolvimento industrial após a década de 1950 ficaram conhecidas como NIC (Novos Países Industrializados). Esse setor da economia se concentrava em países europeus (em especial França, Alemanha, Reino Unido e Itália), no Japão, Estados Unidos e Canadá.
Os países do G8 geram quase 70% da riqueza mundial, são os principais acionistas dos grandes organismos financeiros do planeta. O G8 é formado pelos sete países mais industrializados do mundo (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália e Japão) além da Rússia.
Os novos tigres são Indonésia, Vietnã, Malásia, Tailândia e Filipinas, que apresentam um processo de desenvolvimento industrial ainda mais recente.
Pesquisa da Deloitte identificou pontos positivos dos principais atores no setor de manufatura
Os países com maior importância industrial são Alemanha, França, Inglaterra e Rússia. A indústria europeia é bem diversificada e muito competitiva, apesar de perder a liderança para os EUA, Japão e mais recentemente, para a China.
Ásia – China, Índia, Turquia, Coreia do Sul, Singapura, Hong Kong, Vietnã, Indonésia e outros. O predomínio de tecnologia e empresas estrangeiras nesses países deve-se ao processo de Globalização econômica e a consequente expansão das empresas multinacionais, também chamadas de empresas globais ou transnacionais.
Austrália é o país
NIGÉRIA: possui a maior população do continente e exporta petróleo. É o país mais industrializado da África ocidental e o segundo da África subsaariana, ficando atrás somente da África do Sul.
Indústria: As maiores potências industriais da Ásia são: China e Japão e os chamados Tigres asiáticos que correspondem à Coreia do Sul, Cingapura, Hong Kong e Taiwan (territórios que apresentam elevado nível industrial e de desenvolvimento econômico).
O extremo oriente é a região mais rica da Ásia, possuindo duas grandes potências econômicas, a China e o Japão, segunda e terceira maiores economias mundiais. As economias na região se caracterizam por produtos industrializados de alta tecnologia (Japão e Coreia do Sul) e produtos de baixo valor agregado (China).
Resposta. A Ásia é o continente de maior extensão e de maior população da Terra. Abriga grande diversidade de etnias. ... Em seu espaço geográfico estão alguns dos países mais populosos do mundo (China, Índia, Indonésia, Paquistão, Bangladesh e Japão).
A Ásia é o maior dos continentes terrestres, localizada totalmente no hemisfério oriental, em maior parte no hemisfério setentrional e com uma pequena porção de terras no hemisfério austral. Existem, ao todo, 50 países asiáticos.
Para efeitos de estudo, a Ásia pode ser dividida em subregiões geográfico-culturais: Ásia Central, Cáucaso, Extremo Oriente, Indochina, Oriente Médio, Sibéria e Subcontinente indiano.