A abordagem da medicina preventiva leva em consideração todos os aspectos do corpo humano e busca substituir o modelo curativo, com foco na doença, para um modelo de manutenção da saúde e da qualidade de vida das pessoas.
É neste contexto que surge a medicina urbana, a qual possui três grandes objetivos: analisar os lugares de acúmulo e amontoamento de tudo que no espaço urbano pode provocar doenças, controlando regiões de confusão e perigo; controlar a circulação de elementos como a água e o ar, pois se acreditava que estes tinham o ...
Verdadeiramente, a Medicina Social surgiu através das necessidades que ligam ações sanitaristas como: desinfecção urbana, atendimento e acompanhamento da população de baixa renda e menos favorecida e de trabalhadores em geral, regulamentação de residências e centros urbanos, controle higiênico em prisões, hospitais e ...
Uma abordagem recente que foca inteiramente no paciente, suas dores, desconfortos e características para sugerir os melhores tratamentos. A iniciativa tem dado tão certo que já faz parte de tratamentos para câncer, infertilidade e também está presente na medicina intensivista.
É a atividade que propõe a aquisição sistemática do conhecimento sobre a natureza biológica, social e tecnológica. ... A aquisição sistemática é o método científico.
A principal vantagem da medicina baseada em evidências está em proporcionar ao profissional da saúde a tomada de decisões de forma segura e embasada no que há de melhor em termos científicos até o momento, em detrimento à intuição ou viés de comportamento, seja do profissional ou da instituição onde este atua.
A expressão medicina popular refere-se à cura com práticas e ideias de um segmento da população, transmitidas informalmente.
Resposta: Na prática a Medicina Popular utiliza três formas de tratar a pessoa que esta doente, são as Plantas Medicinais, as Rezas e Simpatias. Em alguns casos estas três formas podem ser empregadas juntas, como é o caso das rezadeiras que utilizam plantas medicinais para realizar as orações nas pessoas doentes.
Entende-se por tratamento convencional o conjunto dos processos sequenciais de Coagulação, Floculação, Decantação, Filtração, Desinfecção, Fluoretação e Correção da acidez. A Figura 1 ilustra as instalações de uma ETA do tipo convensional administrada pela Companhia de Saneamento do Paraná – SANEPAR.
A medicina alternativa é a prática de tratamento de doenças sem o uso de remédios controlados, antibióticos ou fármacos em geral. A principal característica desta prática é que o tratamento está focado no doente e não no sintoma da doença.