Anatomia da cabeça
Os músculos supra-hióideos (supra-hioideus) são um grupo de quatro músculos que cursam da mandíbula até o osso hióide. Músculos supra-hióideos (supra-hioideus): Músculo digástrico. Músculo milo-hióideo.
O músculo gênio-hioideo ou músculo génio-hioideu é um músculo do pescoço. Origina-se no processo geniano da mandíbula e se insere no corpo do osso hioide. Suas ações são separar a cavidade bucal do pescoço, elevar o osso hióide e abaixar a mandíbula. É inervado por ramos da alça cervical.
O músculo milo-hióideo é um músculo que forma o soalho de boca. É um dos músculos abaixadores da mandíbula. Está situado profundamente ao músculo digástrico, com suas fibras assumindo um trajeto transversal.
A função deste músculo é facilitar a fala e a deglutição, elevando o assoalho da boca e o osso hioide e rebaixando a mandíbula. Este artigo descreverá a anatomia do músculo milo-hióideo.
Músculo bucinador
O músculo digástrico é um pequeno músculo pareado, localizado no compartimento anterior do pescoço. Ele pertence a um grupo de músculos chamado de músculos supra-hióideos.
Alguns músculos podem apresentar mais de um ventre muscular com tendões intermediários situados entre eles. São ditos digástricos quando o músculo apresenta dois ventres e poligástricos, quando o músculo possui mais de dois ventres.
O platisma é um músculo superficial e - ao contrário de outros músculos - diretamente conectado à pele. Ele cobre completamente ambos os lados da face anterior do pescoço. Em função de sua inserção na pele ele pode mudar a expressão facial junto com outros músculos faciais.
O músculo platisma ou músculo subcutâneo do pescoço é um músculo do pescoço. Representa um músculo superficial, ocupando grande parte anterior do pescoço.
O trapézio estabiliza e segura a lâmina escapular no tórax e realiza numerosas tarefas. Ele move a lâmina escapular medialmente e a roda externamente. Adicionalmente, a porção descendente causa elevação da escápula (omoplata) enquanto a porção ascendente abaixa tal osso.
Os músculos escalenos têm três funções principais: Os músculos escalenos elevam as costelas, e consequentemente o tórax. Por essa razão, eles são também considerados como músculos acessórios da inspiração.
Um “clássico de escritório”: com a mão, segure o lado oposto da cabeça, e empurre-a cuidadosamente, fazendo aproximar com o ombro; a seguir, repita a operação trocando de lado e com isso você alonga o músculo da escápula, os escalenos anterior e médio, bem como o músculo do pescoço.
A contração do músculo transverso do tórax puxa as cartilagens costais caudalmente, auxiliando assim na expiração. Entretanto, ele não é considerado parte dos músculos respiratórios primários, como os músculos intercostais ou o diafragma.
Triângulo escaleno O triângulo é escaleno quando as medidas dos lados são todas diferentes.
O triângulo escaleno é um polígono que não possui lados iguais, ou seja, todos os seus três lados têm medidas diferentes.
P = a + b + c Onde: P: representa o perímetro do triângulo; a, b e c: representam os lados.