Se a reta r é paralela a um dos planos coordenados, então ela não pode ser representada por uma equação simétrica. Determinar, caso seja possível, a forma simétrica da equação da reta r que passa pelos pontos dados. (a) A = (1,2,3) e B = (2,3,4).
Retas Simétricas em relação ao eixo OY Dois pontos são simétricos em relação ao eixo OY quando um é a reflexão do outro em relação a esse eixo, ou, analizando de outra maneira, quando possuem mesma ordenada e abscissa simétrica. Por exemplo, o simétrico do ponto (3,5) em relação do eixo OX é o ponto (-3,5).
Equações paramétricas são equações que representam uma mesma reta por meio de uma incógnita em comum (parâmetro). Essa variável comum, que é chamada de parâmetro, faz a ligação entre as duas equações. ... Para obter a forma reduzida y = mx + q da reta, basta substituir o valor de t na outra equação.
Sabemos que só existe uma reta r que passa pelo ponto A e tem direção do vetor . Para tal, um ponto P( x, y, z ) qualquer pertencente à reta r se , e somente se, o vetor é paralelo ao vetor , ou seja, , para qualquer t pertencente a r. ... que é chamada equação vetorial da reta.
Diz-se que um determinado vetor não nulo é um vetor diretor de uma dada reta se tiver a mesma direção dessa reta. ... De forma semelhante define-se um vetor normal a um plano como sendo um vetor cuja direção é ortogonal a qualquer reta pertencente a esse plano.