A composição é a distribuição harmoniosa de um conjunto de elementos visuais, em que o lugar ocupado pelas figuras, os espaços vazios que as rodeiam, as proporções, todos são importantes. No desenho,na pintura, na arte figurativa, na arte publicitária, na fotografia, a composição é vital.
Para deixar o mais simples possível, composição é um arranjo de elementos que nos faz enxergar um todo. Todo trabalho artístico tem alguma composição. Você pode criar conscientemente ou por acidente, mas você não consegue criar um desenho sem ela.
Técnicas de Composição para os Exames Nacionais
Então, podemos pensar nos elementos estruturais como sendo os elementos de composição mais primários: o ponto, a linha, o plano e o volume.
Hoje vamos conhecer pelo menos 4 elementos básicos da composição visual: o ponto, a linha, a forma e a cor. A relação entre eles é o que dá às coisas as formas e os significados que possuem. O ponto é a unidade básica de representação visual. É onde tudo começa.
Os elementos visuais constituem a substância básica daquilo que vemos, e seu número é reduzido: o ponto, a linha, a forma, a direção, o tom, a cor, a textura, a dimensão, a escala e o movimento.
Ponto, linha, forma e cor. Explicação: Estes são os elementos básicos que compõem as imagens.
Elementos vivenciais: a localização no tempo histórico e no espaço, o tema, o motivo, os significados, a crítica e a estética são elementos vivenciais importantes que nos auxiliam na compreensão das mensagens subjacentes implícitas na obra.