Durante a cirurgia, é colocada uma bolsa coletora na área do abdômen que irá desviar a saída das fezes do ânus para essa região. Já a reversão de colostomia, irá restabelecer a conexão entre os órgãos, com o propósito de restaurar o trânsito das fezes e permitir que a pessoa volte a evacuar pelo ânus.
A cirurgia para reversão de ostomia é relativamente simples. Por exemplo, pode ser feita por via aberta (a via tradicional, por meio de um corte único, maior, na barriga) ou por laparoscopia (aquela via em que uma câmera é introduzida na cavidade abdominal através de pequenos cortes na região abdominal).
Um estoma é o resultado de uma operação que serve para remover uma doença e aliviar sintomas. É uma abertura artificial que permite que fezes ou urina sejam expelidas do intestino delgado ou do trato urinário.
Como cuidar da pele ao redor do estoma?
Dermatite é o nome que se dá para descrever um padrão de inflamação da pele. O tipo mais comum de dermatite que afeta quem tem uma ostomia, chama-se dermatite periestomal – a inflamação da pele ao redor do estoma.
A pele periestomal é a pele ao redor do estoma (abertura feita na parede abdominal por meio de uma ostomia). Com a troca contínua da bolsa coletora, é comum acontecer algumas complicações nessa área, seja uma alergia, irritação na pele ou até problemas mais sérios, como foliculite e úlcera por pressão.
Como cuidar da bolsa da colostomia
O saco coletor da sonda precisa ser esvaziado sempre que atingir metade de sua capacidade. Jamais espere que a bolsa fique cheia de urina. O tubo da sonda deve ser lavado com água e sabão pelo menos três vezes por dia, evitando a proliferação de bactérias. Não deixe o saco coletor em contato com o chão.
Limpe sua bolsa por fora com um pano levemente umedecido em água e detergente neutro, depois passe um pano seco e macio para secar bem. Nunca guarde quando estiverem úmidas, molhadas ou sujas. Coloque sempre um enchimento na bolsa para que ela não perca sua forma.
Normalmente, é possível utilizar um pano úmido com um pouco de detergente neutro. Basta esfregar delicadamente o pano na mancha, esperar secar, e pronto!
Coloque um pouco de bicarbonato no interior da bolsa e deixe-o por lá durante toda a noite. No outro dia, remova o bicarbonato, junto com ele vai embora também o cheiro desagradável. Depois que a sua bolsa de couro estiver limpinha por dentro, você deve começar o processo de limpeza por fora.
Uma boa dica é passar um pouco de hidratante na bolsa, para manter o couro hidratado. Não há necessidade de ser um produto específico para couros, um hidratante corporal comum dá excelentes resultados! Guarde a bolsa em locais arejados, protegidos de exposição desnecessária à umidade e poeira.
Limpe a parte manchada com pano úmido, esfregando suavemente;Utilize um limpador de couro caseiro (detergente neutro e água destilada) e aplique-o na superfície manchada;Esfregue a área suavemente seguindo as linhas do couro;Com um pano de algodão limpo, retire o excesso da solução caseira;Deixe a bolsa secar ...
Limpe toda a superfície do couro sintético com um pano branco limpo e um pouco de água fria para remover o excesso de sabão ou álcool. Preste mais atenção nas áreas onde foi utilizado o álcool, pois poderá causar descoloração caso você o deixe por muito tempo no couro sintético . Seque com uma toalha branca limpa.
Como Limpar Corino Aplique sabão em uma esponja úmida e limpe toda a superfície do móvel. Depois, passe um pano úmido para retirar a impurezas. Coloque algumas gotas de detergente em uma esponja úmida, fazendo espuma. Esfregue as manchas difíceis em movimentos circulares.
Dilua 1 colher de sopa de sabão de coco líquido em 700ml de água levemente morna. Passo 3. Aplique essa mistura em toda a superfície de corino, usando uma esponja macia ou um pano macio, e esfregue fazendo movimentos circulares.
Use um tira manchas ou uma solução de vinagre, bicarbonato de sódio e detergente neutro para manchas persistentes.
Basta misturar 5 colheres de sopa de bicarbonato e 5 colheres de sopa de sal em 5 litros de água e deixar a peça de molho por até duas horas. Em seguida, esfregue o local da mancha e coloque a roupa para lavar repetindo o procedimento se necessário.
Água e sabão Aplique um pouco de sabão de coco sobre a mancha e esfregue, junto com um pouco de água, com uma escova macia, até que a mancha desapareça.
Deixe a mochila de molho por 15 minutos Depois de verificar a etiqueta da mochila (e se certificar de que ela pode ser molhada), o ideal é deixá-la de molho em um balde com água e um pouco de sabão neutro ou lava roupas líquido suave. Espere 15 minutos para que a sujeira solte bem e, então, parta para a próxima etapa!
Para limpar sua mochila de Trilha ou Trekking à mão, recomendamos que você use água morna com sabão e uma escova. Não hesite em gastar mais tempo nas alças, nas costas e na alça do tronco e em todas as partes que ficam diretamente em contato com o corpo. Enxague bem usando água morna.
Caso você não tenha um equipamento desses em casa, uma boa dica é esquentar água na panela e colocar a bolsa logo em cima, tomando cuidado para não molhar. Depois, esfregue o local com uma escova macia (pode ser uma de dentes velha) e espere secar normalmente (sem recorrer ao sol ou ao secador de cabelo).
Deuter. Como lavar sua mochila corretamente! - Se não estiver muito suja, o ideal é que apenas enxágue-a com água fria e esponja.
Muita atenção na hora de lavar No caso das impermeáveis, o melhor é fazer a lavagem na mão mesmo, sem deixar a peça de molho. Se, ainda assim, você optar pela lavagem em máquina, use água fria, combinada com o ciclo leve ou ciclo para roupas delicadas. Antes de colocar a peça na máquina, feche todos os zíperes.
Caso precise lavar, esfregue com esponja ou escova macia, usando sabão neutro, lembrando sempre de não esfregar o lado de dentro. Isso pode danificar a resina interna, fazendo com que qualquer chuva molhe o interior da mochila. Deixe secar a sombra, pois o raios UV do sol podem danificar o tecido.
Não coloque suas bolsas e/ou calçados em máquina de lavar; Não deixe os produtos de molho; Não utilize alvejantes ou outros produtos químicos; Não seque em secadora.