Elas correspondem ao local onde se inicia um curso de água (rio, ribeirão, córrego), seja grande ou pequeno. As nascentes (ou mananciais) se formam quando o aquífero atinge a superfície e, consequentemente, a água armazenada no subsolo jorra (mina) na superfície do solo.
Para que nada bloqueie o caminho da água e para garantir a saúde da nascente, ela precisa estar limpa. Livre de folhas, raízes, plantas invasoras e da terra que desliza de encostas e barrancos. O roçado deve ser feito com cuidado para não prejudicar a fonte de água.
Após a colocação das pedras de mão colocam-se manualmente algumas camadas de cacos de telha ou cacos de tijolo, em seguida coloca-se uma camada de brita nº2 para cobrir bem os cacos. Lava-se todo esse revestimento de pedras da nascente com água e solução de cloro.
NASCENTES DIFUSAS: comuns no oeste do Estado de São Paulo, são áreas de afloramento, ao longo de cursos d'água, onde não é possível determinar exatamente o ponto da nascente, portanto devem ser desenhadas como polígonos e não pontos.
As nascentes intermitentes são aquelas que apresentam fluxo de água apenas durante a estação das chuvas, mas secam durante a estação seca do ano. E as nascentes efêmeras são aquelas que surgem durante uma chuva, permanecendo durante alguns dias e desaparecendo logo em seguida”.
CONTROLAR A EROSÃO Melhorar a fertilidade do solo com técnicas como adubação e uso de calcário. Adotar plantio em forma de contorno e terraceamento, com movimentação de porções de terra. Estas práticas promovem a recarga do aquífero que é fonte de água para as nascentes. Proteger o solo com a própria vegetação da área.
Para fixar a grama no barranco, a instrução é utilizar estacas, de bambu ou madeira, cortadas a uma altura máxima de 20 cm. Esses gravetos servirão de apoio até que a grama para talude brote e tenha raízes que a mantenham no desnível. Após preparar o locar e a grama, é preciso ter muito cuidado para abrir o gramado.
As práticas mecânicas de controle da erosão são construídas para evitar que enxurradas ocasionadas por chuvas muito intensas não causem problemas graves. São, principalmente, voltadas para a contenção escoamento, facilitação da infiltração, diminuindo a perda de solos e as perturbações a ela associadas.