A característica essencial de um Episódio Depressivo Maior é um período mínimo de 2 semanas, durante as quais há um humor deprimido ou perda de interesse ou prazer por quase todas as atividades. Em crianças e adolescentes, o humor pode ser irritável ao invés de triste.
1.
O que mais pode desencadear a depressão?
Indícios de uma recaída de depressão Segundo a especialista, a reincidência de um episódio depressivo pode ocorrer em eventos estressores, como perda do emprego, separação, morte de um ente querido, pressão no trabalho, entre outros.
A depressão é uma doença multifatorial, causada, segundo a médica psiquiatra Giuliana Cividanes, mestre em Psiquiatria pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), por fatores genéticos, biológicos e ambientais.
Depressão maior É o tipo mais comum e genérico. “Seus sintomas são tristeza, angústia, desânimo, culpa e alterações no sono, no apetite, na concentração e na libido que persistem por muito tempo”, lista o psiquiatra Volnei Costa, da Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos.
Pessoas com depressão têm dificuldade para acordar, e sair da cama é uma verdadeira batalha. Isso acontece porque os sintomas da depressão tendem a ser mais fortes na parte da manhã do que à tarde ou à noite. É pela manhã que as pessoas com depressão sentem mais tristeza, frustração, raiva e fadiga.
Orientações para falar com quem está passando por uma crise de depressão