A massa da Terra é de cerca de 5 000 000 kg. Na notação científica, esse valor é representado por 5,9736 · 1024 kg. A circunferência da Terra é de aproximadamente m.
A massa da Terra (M⊕) é a unidade de massa equivalente a da Terra. 1 M⊕ = 5.
A expressão proposta por Newton é: F = G x M x m/R², onde F é a força gravitacional mútua entre dois corpos, o que comumente chamamos de peso. Explicamos G, M e m acima. Já R² é o quadrado do raio do planeta. O raio da Terra é de 6,4 milhões de metros.
O primeiro cientista a determinar a densidade média da Terra (e em conseqüência, a massa da Terra) foi Henry Cavendish em 1798. Ele determinou a força de atração gravitacional entre duas esferas de chumbo com massa conhecida. Como sabia o peso de cada uma das esferas, pode determinar a massa da Terra.
Para medir as massas das estrelas de um sistema binário os astrônomos têm que em primeiro lugar determinar o seu movimento orbital ou seja, verificar quantos anos elas levam para descrever uma órbita completa. Este intervalo de tempo pode ser de dezenas de anos e ele é o valor de P na equação acima.
7,35.
A massa da Terra é de kg e da Lua é de kg.