Os principais objetivos dos autores eram retratar o cotidiano do povo brasileiro, mesmo que ele não fosse belo. Há um forte compromisso com a realidade. Por conta disso, as obras realistas brasileiras costumavam abordar a população humilde da forma mais visceral possível.
O Realismo é um movimento artístico que buscou objetividade e olhar crítico sobre a sociedade do final do século XIX. O Realismo foi um dos principais movimentos artísticos do final do século XIX. Com diversas formas de manifestação, a arte realista teve grande importância tanto na Europa quanto no Brasil.
O Realismo é uma estética do século XIX que defende a objetividade, a moderação do sentimentalismo e a visão científica, opondo-se ao Romantismo. ... Dentre as características da literatura dessa época temos o gosto pelo progresso da ciência em reação ao convencionalismo amoroso dos românticos.
Romantismo começou no século XVII, em 1836 (publicação de Suspiros Poéticos e Saudades, considerada o marco inicial do romantismo) e terminou em 1881 (publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas, obra que iniciou o Realismo).
Movimento literário, artístico e filosófico do século XIX O Romantismo no Brasil teve início com a publicação do livro Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães em 1836. ... O período romântico se estendeu até 1881, com a publicação do romance realista de Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas.
Oh! O romantismo se inicia no Brasil 1836, quando Gonçalves de Magalhães publica na França a Niterói – Revista Brasiliense, e no mesmo ano lança um livro de poesias românticas intitulado Suspiros poéticos e saudades. Em 1822, D. ... É nesse contexto que encontramos Gonçalves de Magalhães viajando pela Europa.