O Ato Adicional de 1834 representou uma conciliação entre forças políticas divergentes. Ao mesmo tempo que centralizava o poder na figura de um só regente – Feijó foi o primeiro regente eleito após o Ato Adicional – atribuía poderes às províncias por meio das assembleias, dando-lhes uma autonomia considerável.
Anarquismo é uma ideologia política que se opõe a todo tipo de hierarquia e dominação, seja ela política, econômica, social ou cultural, como o Estado, o capitalismo, as instituições religiosas, o racismo e o patriarcado.
Com efeito, "anarquia" (do grego antigo ἀναρχία, transliterado neolatino anarchia = "anarquia", combina ἀ (a), "não, sem" e ἀρχή transliterado neolatino arkhi = arqui, "autoridade, governo, líder, regulador"). Assim, o termo refere uma pessoa ou sociedade "sem líderes" ou "sem reguladores".
Resumidamente: A palavra anarquia vem do grego "anarkhia" e significa “ausência de governo”; Trata-se de um sistema contra a divisão de classes, inimiga da opressão e a favor da liberdade consciente do indivíduo. ...
Resposta. Comunismo é a forma de governo onde o poder é exercido por todos (teoricamente) os meios de produção são propriedade coletiva, as decisões são tomadas por conselhos que representam toda a sociedade. Anarquismo é a ausência total de qualquer tipo de governo.
A Bandeira negra, e a cor negra em geral, tem sido associada a anarquia desde a década de 1880 quando Louise Michel propôs sua utilização como símbolo da luta anarquista. Muitos grupos anarquistas possuem nomes que levam a palavra "negra" graças a bandeira.
Os principais símbolos dessa teoria política são uma bandeira preta e um "A" com um círculo em volta. Dos dois símbolos, o mais conhecido é o "A", que representa a palavra "anarquia", e o círculo (que na verdade é a letra "O") e representa a palavra "ordem". Sendo assim, a mensagem do símbolo é "Anarquia é ordem".
O antropólogo anarquista David Graeber distinguiu as duas filosofias da seguinte forma: O Marxismo tornou-se um discurso teórico ou analítico sobre a estratégia revolucionária² O Anarquismo tornou-se um discurso ético sobre a prática revolucionária.
Socialismo é um sistema econômico e anarquismo é uma forma de organização social... A semelhança está na ideologia, afinal a ideologia anarquista se parecia muito à ideologia socialista - principalmente quanto as luta de classes, a defesa das classes oprimidas, a crítica da propriedade privada,...
Os Anarquistas queriam uma sociedade igualitária (assim como a socialista), mas sem governo. Já os Socialistas queriam uma sociedade totalmente igualitária, mas com um Estado (governo), ou seja todos os bens iriam para o Estado.
Os anarquistas diziam que o Estado, ao usar da coerção, mutias vezes violentas, e a autoridade, estabelecia uma hierarquia que dividia os cidadãos e os botava uns contra os outros, impedindo-os de ser livres e de atingir a cooperação, de modo que era necessário acabar com o Estado para acabar com a miséria.