crossorigin="anonymous">
Esse é um medicamento utilizado em indivíduos com diabete do tipo 2, que em geral têm excesso de peso. E, diferentemente da maioria dos remédios contra a doença, ajuda a emagrecer. É que a metformina facilita a ação da insulina produzida pelo pâncreas.
A dose terapêutica inicial é de 1 comprimido uma vez ao dia no jantar. Conforme a necessidade, a dose será aumentada, a cada duas semanas, de um comprimido, até chegar ao máximo de 4 comprimidos, equivalentes a 2.
A metformina pode demorar até 3 ou 4 semanas para alcançar o efeito esperado; Fale com seu médico antes de parar de tomar a metformina.
Não existe relação entre uso de metformina e alterações no sono. Consulte o médico que prescreveu o medicamento para melhor avaliação.
A sensação de cansaço constante está relacionada ao diabetes. Isso ocorre porque a doença faz com que a glicose do sangue não vá para as células na quantidade adequada, o que acarreta em falta de energia para o corpo realizar as funções e atividades do dia a dia. Além da fadiga, a diabetes pode provocar dores no corpo.
Principais sintomas Embora na maior parte dos casos a miocardiopatia diabética não provoque qualquer sintoma antes do surgimento da insuficiência cardíaca, é comum o surgimento de alguma sensação de falta de ar constante.