Dentro desse conceito, a Educação Física na escola tem papel fundamental na formação dos alunos, pois desenvolve os aspectos físicos do indivíduo, como também a parte cognitiva, sua sociabilidade e autonomia. Além disso, é na fase escolar que se desperta o interesse para a busca de uma vida saudável e ativa.
A educação física escolar propõe por meio das experiências motoras a apropriação crítica e cultural de seus conteúdos, articulando o conhecimento para ressignificação da prática e formação humana. A disciplina vem para somar e contribuir com a educação intelectual e moral nas escolas.
Educação Física. ... A Educação Física é uma disciplina que integra o educando na cultura corporal, formando o cidadão que irá produzi-la, reproduzi-la e transformá-la através dos jogos, dos esportes, das lutas, da ginástica e das danças, na busca do exercício crítico da cidadania e de uma melhor qualidade de vida.
A escola, segundo a LDB, tem como função social formar o cidadão, e, desse modo, garantir as finalidades registradas no artigo 22: “A educação básica tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhes meios para progredir no trabalho e ...
A escola emerge como uma instituição fundamental para a constituição do indivíduo e para ele próprio, da mesma forma como emerge para a evolução da sociedade e da própria humanidade. A escola como instituição social possui objetivos e metas, empregando e reelaborando os conhecimentos socialmente produzidos.
A educação moderna é personalizada, na medida em que é baseada em processos que respeitam o ritmo de aprendizagem de cada aluno, colocando-o no centro do universo educacional. ... O processo de aprendizagem é complexo e não deve ser alterado com base apenas em resultados de pesquisas.
Todos têm direito à educação, ou seja, todos podem ser estudantes, sendo dever do Estado, da família e da sociedade oferecer igualdade de condições para que todos tenham acesso à escola. No Brasil, os pais têm obrigação de matricular os seus filhos a partir dos 7 anos de idade na rede de ensino.