O Mercosul ou Mercado Comum do Sul (no espanhol se escreve Mercosur – Mercado Común del Sur) é um bloco econômico que foi criado em 1991, com a assinatura do Tratado de Assunção. Esse bloco é composto pelos seguintes membros: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia.
O Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) é um processo de integração regional conformado inicialmente pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai ao qual recentemente incorporaram-se a Venezuela* e a Bolívia, esta última em processo de adesão.
Objetivos do Mercosul Realizar uma integração econômica entre os participantes. Promover uma circulação mais fácil de pessoas nos países-membros. Adotar a Tarifa Externa Comum (TEC)
Os blocos econômicos são uma alternativa para dinamizar as relações econômicas entre os países num mundo globalizado. O principal objetivo da sua formação é a redução ou eliminação dos impostos cobrados nas importações e exportações durante as transações comerciais.
A missão institucional do Mercosul é fazer as integrações política, econômica e social entre os países que fazem parte. Para isso, o bloco adotou uma união aduaneira de livre circulação de mercadorias, balizada por uma tarifa de importação comum. Na prática, atuam por meio de uma política comercial conjunta.
Os membros fundadores do MERCOSUL são Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, signatários do Tratado de Assunção de 1991.
O Mercosul, como é conhecido o Mercado Comum do Sul (em castelhano: Mercado Común del Sur, Mercosur; em guarani: Ñemby Ñemuha), é bloco sub-regional composto por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Tem como países associados Chile, Bolívia, Peru, Colômbia e Equador.
Resposta. Dificuldade em coincidir os diferentes interesses dos países membros e daqueles que estão ligados ao bloco, como Peru, Nova Zelândia, Filipinas e Canadá. Além disso, o bloco tem pouco valor em relação a Organização Mundial do Comércio, mesmo sendo responsável por grande movimentação no comércio mundial.
O bloco tem quatro comitês que são fundamentais para seu funcionamento:
As características mais comuns dos blocos econômicos são livre comércio, livre circulação de pessoas e mercadorias, adoção da mesma moeda e condutas comerciais comuns entre os países-membros. ... São elas: área de livre comércio, união aduaneira, mercado comum e união econômica e monetária.
Muitos países, com o intuito de se fortalecer economicamente, unem-se para alcançar mercados e verticalizar a sua participação e influência comercial no mundo. A criação de blocos econômicos estreitou as relações econômicas, financeiras e comerciais entre os países que compõem um determinado bloco econômico.